sábado, 30 de junho de 2012

Mensagens Que Falam: Junho de 2012

Você nunca sabe que resultados virão da sua ação.
Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.

Sozinho ou não, você tem que seguir em frente.

Não há refrigério maior do que mergulhar no rio de Deus.
Quando você mergulha, o barulho de fora
não tem valou algum. - André Valadão.

Cúmulo da carência: No futebol o juiz diz: "Você fez falta!"...
E você dá um abraço nele e responde: "Você também!".

Mire na lua, pois se errar, ainda poderá ficar entre as estrelas.

O que muda em uma situação
é a nossa maneira de enfrentá-lo. - Anne Frank

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mensagens Que Falam: Como Nascer de Novo

Os homens estão desesperadamente desejosos de paz, mas a paz de Deus não é a ausência de tensões e tumultos, mas, sim, uma paz, que, mesmo em meio a tensões e tumultos, continua a existir.

Quando o cristianismo é verdadeiro, ele não é uma religião. A religião é um esforço do homem para chegar a Deus. Um dicionário define religião do seguinte modo: "Crença em Deus ou deuses... adoração a Deus ou deuses." Qualquer coisa pode ser religião. Mas o verdadeiro cristianismo é um relacionamento pessoal entre Deus e o homem.

Portanto, o arrependimento é, primeiramente, um fator absolutamente necessário para quem quer nascer de novo. Ele implica num simples reconhecimento do que somos perante Deus – pecadores carentes de sua glória; em segundo lugar, implica em tristeza genuína pelo pecado; terceiro, significa uma disposição de nos afastarmos do pecado.

Entretanto, o importante para cada pessoa agora não é "quando" mas "se". O momento em que fomos salvos não é tão relevante quanto se fomos salvos. Muitas vezes não sabemos dizer o momento exato em que a noite passa a ser dia, mas sabemos quando é dia claro. Assim também, a grande pergunta que devem responder todos aqueles que não têm consciência de um ato da vontade com o qual se teriam rendido a Cristo como Senhor e Salvador é: "Você está vivendo à luz do dia, em contato com Cristo?"

A vida cristã não é uma via de "escape" da existência, mas um caminho que nos conduz "através" dela. A palavra "livrar" nesses versos não fala de uma libertação das dificuldades, mas de uma libertação "em meio" a elas. O teólogo inglês, Dr. Arthur Way, colocou-os da seguinte maneira: "É uma libertação em meio à provação, e não uma libertação dela. Então, nesse sentido, a idéia é: "Conduziu-me em segurança durante o conflito", e não "Simplesmente livrou-me de enfrentar o conflito." 

A vida cristã não é uma via de "escape" da existência, mas um caminho que nos conduz "através" dela. A palavra "livrar" do versículo 19, no salmo 34 "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra." não fala de uma libertação das dificuldades, mas de uma libertação "em meio" a elas. O teólogo inglês, Dr. Arthur Way, colocou-os da seguinte maneira: "É uma libertação em meio à provação, e não uma libertação dela. Então, nesse sentido, a ideia desses versículos são: "Conduziu-me em segurança durante o conflito", e não "Simplesmente livrou-me de enfrentar o conflito".

- Trechos do Livro "Como Nascer de Novo", de Billy Graham.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Amor-Necessidade, Amor-Doação e Amor-Apreciativo

O Amor-Necessidade clama a Deus à respeito de sua pobreza.

O Amor-Doação deseja servir ou mesmo sofrer por Deus.

O Amor-Apreciativo exclama: "Nós te damos graças por tua glória".

O Amor-Necessidade diz a respeito de uma mulher:
"Não posso viver sem ela".

O Amor-Doação anseia por fazê-la feliz,
dar-lhe conforto e proteção - e, se possível, riqueza.

O Amor-Apreciativo contempla e prende a respiração,
fica em silêncio e se rejubila de que tal maravilha possa existir,
mesmo que não seja para ele;
não ficará inteiramente deprimido se a perder,
pois prefere isso a jamais tê-la visto.
Trecho do Livro "Os Quatro Amores" de C. S. Lewis.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

O Fantasma e o Lagarto Vermelho

Em meu sonho, vi  caminhando em minha direção um Fantasma (homem). Sentado nele estava um pequeno lagarto vermelho (pecado), torcendo a cauda como se fosse um chicote e murmurando coisas em seu ouvido. Quando o avistei, ele virou a cabeça para olhar o réptil, dizendo impaciente: "Cale-te, já mandei!" O bicho balançou a cauda e continuou sussurrando. O Fantasma parou de censurá-lo e começou até a sorrir. Depois voltou-se e começou a coxear em direção oposta às montanhas (morada de Deus), para o oeste.

"Já vai embora tão cedo?" disse uma voz.

Quem falava tinha a forma geral humana, mas era maior do que um homem, e tão brilhante que eu mal podia olhar para ele. A sua presença atingiu-me os olhos e também no corpo (pois ele emanava tanto calor como luz) como o sol da manhã de um tórrido dia de verão.

"Sim, já vou", disse o Fantasma. "Obrigado pela hospitalidade. Mas, como vê, não adianta. Falei a este pequeno camarada (e aqui ele apontou o lagarto) que teria de ficar calado se viesse. Naturalmente sua conversa não seria aceita aqui. Mas ele não quer parar. Tenho que ir para casa."

"Você gostaria de fazê-lo calar?" perguntou o espírito flamejante - um anjo, como soube então.

"Claro que sim", disse o Fantasma.
"Vou então matá-lo, falou o anjo", avançando um passo.
"Oh - ah - cuidado! Você está me queimando. Fique longe", exclamou o Fantasma retrocedendo.
"Não quer que ele seja morto?"
"Você não disse nada sobre matá-lo no princípio. Eu não pensava em perturbá-lo com algo tão drástico assim."
"É o único modo", falou o anjo, cujas mãos em chamas estavam agora muito próximas do lagarto. "Devo matá-lo?"
"Bem, isso é outra questão. Estou pronto a considerá-la, mas isso é novidade, não é? Quero dizer, no momento eu só estava pensando em silenciá-lo porque aqui - bem, é muito embaraçoso."

"Posso matá-lo?"
"Bem, há tempo para discutir isso mais tarde."
"Não há tempo. Posso matá-lo?"
"Por favor, nunca pensei em causar tanto problema. Por favor, realmente, não se preocupe. Veja! Ele dormiu por si mesmo. Estou certo de que tudo estará bem agora. Obrigado."

"Posso matá-lo?"
"Honestamente, não acho que haja qualquer necessidade disso. Estou certo de que irei mantê-lo na linha daqui por diante. Penso que um processo gradual seria muito melhor do que exterminá-lo."
"O processo gradual de nada valeria."
"Acha isso? Bem, vou pensar cuidadosamente no que disse. Vou mesmo. De fato permitiria que o matasse agora, mas não estou me sentindo muito bem hoje. Seria tolice fazê-lo agora. Eu precisaria estar bem para a operação. Algum outro dia, talvez."
"Não há outro dia. Todos os dias estão presentes agora."
"Afaste-se! Você está me queimando. Como posso mandar que o mate? Você estaria me matando."

"Isso não aconteceria."
"Mas, está me machucando."
"Eu não disse que não iria machucá-lo, apenas que não o mataria."
"Ah, já sei. Pensa que sou covarde . Mas não é nada disso. Realmente não é. "Olhe, deixe que volte ao meu caminho e consulte meu médico. Voltarei logo que puder."
"Este momento contém todos os momentos."
"Por que me tortura? Está zombando de mim. Como posso permitir que me faça em pedaços? Se quisesse me ajudar, por que não matou o diabo da coisa sem me perguntar - antes que eu soubesse? Tudo estaria terminado, se tivesse feito isso."
"Não posso matá-lo contra a sua vontade. É impossível. Tenho a sua permissão?"

As mãos do anjo estavam quase fechadas sobre o lagarto, mas não de todo. Então o animal começou a conversar com o Fantasma tão alto que até eu podia ouvir o que dizia.

"Tenha cuidado", disse. "Ele pode fazer o que diz. Pode matar-me. Uma palavra fatal de seus lábios e fará isso. Então ficará sem mim para sempre. Não é natural. Como iria viver? Seria apenas uma espécie de fantasma, e não um homem verdadeiro como é agora. Ele não compreende. Pode ser natural para ele, mas não para nós. Eu sei, eu sei. Sei que não existem prazerem reais agora, somente sonhos. Mas, eles não são melhores do que nada? E vou ser tão bom. Admito que exagerei algumas vezes no passado, mas prometo não repetir. Só lhe darei sonhos bons - doces, refrescantes e quase inocentes. Você até poderia dizer, muito inocentes..."

"Tenho a sua permissão?" disse o anjo ao Fantasma.
"Sei que isso iria matar-me."
"Não iria, mas, e se fosse assim?"
"Você está certo. Seria melhor estar morto do que vier com esta criatura."
"Posso então?"
"Maldito seja você! Ande logo! Acabe com tudo. Faça o que quiser", berrou o Fantasma, mas no fim, acabou se lastimando: "Deus, me ajude. Deus, me ajude."

No momento seguinte o Fantasma deu um grito de agonia como eu jamais ouvira na terra. O Queimador fechou a mão carmesim sobre o réptil, enquanto ele mordia e se retorcia, e depois, atirou-o, com a espinha quebrada, sobre a grama.

"Oh, isso acabou comigo", ofegou o Fantasma, cambaleando para trás.

Durante alguns minutos nada pude ver distintamente. Mas, a seguir, entre mim e o arbusto mais próximo, indiscutivelmente sólido e tomando-se cada vez mais sólido, pude ver o antebraço e o ombro de um homem. Depois, mais brilhante ainda e mais fortes, as pernas e as mãos. O pescoço e a cabeça dourada se materializaram enquanto eu observava, e se minha atenção não se tivesse desviado, eu teria visto o acabamento completo de um homem - um ser imenso, nu, não muito menor do que o anjo. O que me distraiu foi o fato de que nesse mesmo momento algo pareceu estar acontecendo com o lagarto. A princípio, pensei que a operação tivesse falhado, pois longe de ter morrido, a criatura continuava se debatendo, e até mesmo crescendo enquanto se debatia. E conforme crescia ia-se transformando. Suas partes traseiras aumentaram. A cauda, ainda trêmula, tornou-se uma cauda peluda que se movia entre nádegas enormes e lustrosas. De repente dei um passo para trás, esfregando os olhos. O que estava à minha frente era o maior garanhão que já vira, branco como prata mas com a crina e a cauda dourada. Era macio e lustroso, deixando entrever as camadas de carne e músculos, rinchando e batendo as patas. A cada batida a terra tremia e as árvores vibravam.

O homem recém-nascido voltou-se e deu uma palmada no pescoço do cavalo também novo. Este esfregou o focinho no corpo brilhante. Cavalo e cavaleiro sopraram um nas narinas do outro. O homem afastou-se dele, lançou-se aos pés do Queimador, e abraçou-o. Quando se levantou pensei que sua face brilhava de lágrimas, mas pode ter sido apenas o amor líquido e o brilho que fluíam dele. 

Numa pressa alegre o jovem pulou sobre o dorso do cavalo. Voltando-se na sela fez um gesto de despedida, depois esporeou o animal com os calcanhares. Partiram antes que eu soubesse bem o que tinha acontecido. Saí o mais depressa possível de entre os arbustos para segui-los com os olhos; mas eles já pareciam uma estrela cadente, distantes na planície verde, e logo chegaram ao sopé das montanhas. Depois, ainda como uma estrela, eu os vi subindo, escalando o que pareciam ter escarpas inescaláveis, e mais depressa a cada momento, até que próximo à borda indistinta do cenário, tão alto que tive de estivar o pescoço para vê-los, eles desapareceram, luminosos, na luz rosada daquela manhã eterna.

- Trecho tirado do Livro "O Grande Abismo", de C. S. Lewis.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Duas Espécies de Pessoas

"Só há duas es­pécies de pessoas no final:
os que dizem a Deus, "Seja feita a Tua vontade",
e aqueles a quem Deus diz: "A tua vontade seja feita".
Todos os que estão no inferno foi porque o escolheram.
Sem essa auto-escolha não haveria inferno.
Alma alguma que desejar sincera e constantemente a alegria
irá perdê-la.
Os que buscam encon­tram.
Para aqueles que batem a porta é aberta."
- C. S. Lewis (O Grande Abismo).

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O Grande Abismo

"Algumas pessoas não entendem.
Eles dizem a respei­to de um sofrimento temporário:
"Nenhuma bênção futura poderá compensar-me disso",
sem saber que o Céu, uma vez alcançado,
irá operar retroativamente e transformar
até mesmo essa agonia em glória.

E quanto a algum prazer pecaminoso dizem:
"Deixe-me ter apenas isso, e aceito as consequências",
sem ter ideia de como a condenação retrocederá para o seu passado
e irá contaminar o prazer do pecado."
- C. S. Lewis (O Grande Abismo).

domingo, 24 de junho de 2012

Seguir a Vontade de Deus

Seguir a vontade de Deus não significa que jamais teremos problemas. Os problemas são parte da vida. Viver na vontade de Deus é ter realização e paz em meio aos problemas. Há uma grande segurança em saber que você está andando na vontade de Deus e fazendo o que Ele quer que você faça. Quando você tem certeza disso, pode lidar melhor com o que a vida lhe traz. Portanto, não pense que a presença de problemas em sua visa significa que você está fora da vontade de Deus. Ambas as situações causam desconforto, mas uma leva à vida e a outra não. Em uma você terá paz, não importa quanto seja incômodo; na outra não.

Seguir a vontade de Deus não é fácil. A vida de Jesus confirma que seguir a vontade de Deus não é sempre divertido, gostoso, agradável e fácil. Jesus estava fazendo a vontade de Deus quando foi para a cruz. Se existe alguém que poderia ter disto: "Não quero seguir a vontade de Deus hoje", esse alguém é Jesus. No entanto, Ele a cumpriu com perfeição. E agora Ele nos capacita para que também o façamos.

Seguir a vontade de Deus pode causar-lhe grande desconforto. Na verdade, se você nunca se sente desconfortável e não precisa se esforçar em sua caminhada com o Senhor, então eu questionaria se você está de fato na vontade de Deus. Minha experiência pessoal é de que o desconforto e o esforço são contantes ao andar na vontade de Deus.

Seguir a vontade de Deus não é algo automático. Isso porque Deus nos deus a opção de sujeitarmo-nos a Ele ou não. Tomamos essa decisão todos os dias. Vamos buscar sua vontade: Vamos lhe pedir sabedoria? Vamos fazer o que Ele ordena? A vontade de Deus é a forma como escolhemos viver cada dia de nossa vida.

Deus não quer que você viva a vida para os desejos da carne, mas segundo a vontade d'Ele. Ele deseja aperfeiçoar você em todo bem, para cumprir a sua vontade operando em você "o que é agradável diante d'Ele".  

- Trecho do livro "O Poder da Mulher que Ora", de Stormie Omartian.

sábado, 23 de junho de 2012

Senhor, Dirige-me ao Propósito Para o Qual Fui Criado

Cada um de nós tem um propósito no Senhor. No entanto, muitos de nós não se dão conta disso. E quando não temos uma compreensão exata de nossa identidade, lutamos para ser uma pessoa ou algo diferente do que somos. Nós nos comparamos com outras pessoas e achamos que sempre ficamos aquém. Quando não nos tornamos aquilo que nós achamos que devemos ser, ficamos críticos de nós mesmos e de nossa vida, o que nos deixa inseguros, hipersensíveis, frustrados, críticos em relação aos outros e insatisfeitos. 

Voltamo-nos para nós mesmos e constantemente pensamos em nós e no que deveríamos ser. Isso nos obriga a um esforço tremendo para fazer com que a vida seja da forma como a imaginamos. Em casos extremos, acabamos mentindo sobre nós mesmos e nos tornamos desonestos sobre quem realmente somos. 
Deus não quer isso para você. Ele deseja que você tenha uma visão clara para sua vida. Deseja revelar-lhe quais são seus dons e talentos e mostrar-lhe como desenvolvê-los da melhor maneira possível e usá-los para a glória d'Ele.

Todos nós precisamos ter uma percepção do porquê de estarmos aqui. Todas nós precisamos saber que fomos criadas com um propósito. Só encontraremos realização quando estivermos fazendo aquilo para que fomos criados. No entanto, Deus não nos conduzirá à grandes coisas para as quais Ele nos chamou a menos que nos mostremos fiéis nas coisas pequenas que Ele nos deu. Assim, se você está fazendo coisas que considera pequenas neste instante, alegre-se! Deus a está preparando para grandes coisas no futuro. 

Não pense, nem por um momento, que é tarde demais para alcançar o propósito que Deus tem para você, se não alcançou até agora. Nunca é tarde demais. E também não importa o quando você tenha se desviado dos planos e propósitos que Deus tem para você,  quando você entrega a vida ao Senhor e declara sua dependência absoluta d'Ele, Ele cria um caminho a partir de onde você está para onde você deveria estar e o coloca no rumo certo. Pode levar mais tempo do que teria levado, se você estivesse tomado o caminho certo desde o começo, mas, se você continuar a andar perto de Deus, Ele levará você para onde é seu lugar. 

Insegurança
Não parece justo que a insegurança seja pecado. É como bater em alguém que já está caído. No entanto a insegurança é falta de fé. A falta de fé é pecado, pois significa falta de confiança em Deus. Quando nos sentimos inseguros sobre qual é o nosso propósito, significa que não confiamos nossa vida a Deus.  Não acreditamos que aquilo que Ele diz sobre nós em sua Palavra seja verdade. A insegurança que nos faz concentrar toda atenção naquilo que nós queremos, em vez de nos concentrarmos n'Ele e no que Ele quer. 

Todos nós queremos fazer alguma coisa significativa da vida, e todos nós temos o potencial de fazer algo extraordinário. Isso porque somos do Senhor e seu Espírito habita em nós. Pelo fato de a grandeza d'Ele estar em nós Ele pode realizar grandes coisas por nosso intermédio. Só precisamos nos lembrar de não confundir o sucesso aos olhos dos homens com o sucesso aos olhos de Deus. Homens e mulheres do mundo gloriam-se de suas realizações. Os filhos de Deus gloriam-se no Senhor.

- Trecho do Livro "O Propósito da Mulher que Ora", de Stormie Omartian.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Senhor, Preserva-me em Pureza e Santidade

Não deixe que o título desta postagem o assuste. Ser santo não significa ser perfeito. Ser santo é deixar que Deus - que é santo - esteja em você. Não podemos ser santos por conta própria, mas podemos fazer escolhas que permitem à santidade e à pureza se manifestarem em nossa vida. Podemos nos separar de tudo aquilo que subtrai a santidade de Deus em nós e podemos morrer para nossos desejos. Somos capazes de fazer isso, pois "os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências"(Gl 5.24). Não somos escravas de nossa carne. Somos capazes de viver uma vida consagrada ao Senhor.

É possível que você já tenha ouvido as pessoas falarem: "Não sei definir exatamente o que é pornografia, mas, quando a vejo, sei do que se trata". Pois bem, o oposto vale para a santidade e a pureza. Talvez você não seja capaz de descrever com precisão o que é santidade, mas quando você não a vê, sabe do que se trata. 

Santidade significa separar-se do mundo. Isso não quer dizer que você vai morar no alto da montanha, isolar-se e jamais falar com alguém que não seja cristão. Significa que seu coração se desliga do sistema de valores do mundo. Em vez disso, você dá valor às coisas que Deus valoriza acima de tudo.

Sei que é difícil se separar do mundo quando você vive nele. No entanto, se esse é o desejo de seu coração, você pode pedir a Deus para ajudá-lo. É claro que você precisa optar por não assistir a certos programas de TV, não assistir a certos filmes, não ler certas revistas e não frequentar certos lugares. Peça a Deus que a ajude a se separar das coisas do mundo e a aprender a amar o Senhor mais do que você ama o mundo.

Santidade significa purificar-se. Purificar-se não quer dizer vestir uma túnica branca para cobrir o que não é santo em você. Significa pedir a Deus, que é santo, para purificar seu coração. É lá que começa tudo o que não é santo. Purificarmos significa fazermos um balanço de nossa vida, nossos pensamentos, nossas ações, nossos relacionamentos e negócios e limparmo-nos de qualquer coisa que nos contamine. 

Santidade significa viver no Espírito e não na carne. Nossos pensamentos carnais nos desqualificam tanto quanto nossas ações. Temos inveja de alguém? Estamos em conflitos? Há divisões não resolvidas em nosso meio? Damos espaço ao pecado intencionalmente? Se esse é o caso, então estamos vivendo na carne. E isso nos destruirá. Quando você observa honestamente os frutos de sua vida, você pode ver, a partir do que está colhendo, se semeou para a carne ou para o Espírito. Santidade significa não ser vítima da moda ou de tendências em pensamentos e atos. Ore para que Deus o ajude a viver no Espírito e não na carne.

Santidade significa ser santificado por Jesus. Uma vez que aceitamos a Jesus, não podemos continuar a viver conforme nosso antigo estilo de vida pecaminoso. Agora que temos Jesus vivendo dentro de nós e seu Espírito Santo nos enchendo e transformando, não há desculpas. Fomos enchendo e transformando, não há desculpas. Fomos santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas. Isso não significa que não precisamos mais nos preocupar com o pecado e que podemos fazer o que bem entendermos, pois Jesus já cuidou de tudo, Significa, sim, que devemos continuar a permanecer n'Ele e pedir a Deus que nos ajude a viver dentro de tudo aquilo que Ele pagou por nós na cruz.

Santidade significa andar com Deus. Quando procuramos caminhar com Deus e ter um estilo de vida de pureza e paz, não somos capazes de ver o Senhor com qualquer clareza. Ter estima pela santidade de Deus e viver em pureza é a única maneira de podermos ficar perto d'Ele. 
Há um momento na vida de todas nós em que ficamos desesperados por saber que Deus está perto e que ouve nossas orações e lhes responderá. Não teremos tempo para nos acertarmos com Deus; teremos de estar em ordem com Ele. Se queremos ver nossas orações sendo respondidas no futuro, o momento de começar a viver uma vida reta, pura e santa é agora.

Santidade significa deixar que Deus guarde você de pecado. Santidade não é algo que você põe e tira como um chapéu. Ela é a vontade de Deus para nossa vida e algo que Deus planejou para nós desde o princípio. Quando vivemos corretamente, Deus nos guarda do pecado.

É somente pela graça de Deus que podemos viver em santidade, mesmo depois que resolvemos fazê-lo. Isso porque Deus nos capacita para que façamos aquilo que Ele nos pede. No entanto, ainda assim precisamos pedir-lhe que nos capacite. Deus quer saber que sua santidade é importante o suficiente para que a busquemos.

- Trecho do Livro "O Poder da Mulher que Ora", de Stormie Omartian.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Senhor, Ensina-me a Andar Por Teus Caminhos em Obediência

A maneira de aprendermos o que Deus espera de nós é pela leitura de sua Palavra. Não podemos começar a fazer os movimentos certos se não sabemos quais são. Além disso, podemos estudar quanto quisermos o santo manual da vida e aprender tudo o que devemos, mas via chegar uma hora em que precisaremos pular na água. A prova de nossa sinceridade encontra-se em fazer e não somente saber. Uma coisa é escrever uma lista do que se deve ou não fazer, mas outra bem diferente é ter um coração dedicado aos caminhos de Deus e uma alma que anseia por viver nesses caminhos. Uma coisa é ler sobre a vida e outra é vivê-la. A obediência é algo que você faz; ter um coração disposto a obedecer é um motivo de oração.

Todas nós temos de fazer coisas que não queremos. Até mesmo nos mais maravilhoso dos empregos, sempre há alguns aspectos que não nos encantam. No entanto, parte do sucesso na vida significa fazer coisas que preferíamos não fazer. Quando fazemos coisas de que não gostamos simplesmente porque sabemos que precisamos fazê-las, isso constrói nosso caráter. Torna-nos disciplinadas. Transforma-nos em líderes nas quais Deus pode confiar. Há sempre um preço a pagar quando deixamos de lado coisas que precisamos fazer a fim de fazer só as coisas que temos vontade. 

Há inúmeros motivos para obedecer a Deus, mas há um motivo principal: é o que ele ordena que façamos. Se não houvesse mais nenhum motivo, esse certamente já seria suficiente. No entanto, há muitos benefícios importantes dos quais você  eu eu devemos ser lembradas com regularidade. Abaixo fiz uma lista com alguns deles.

1. Nossas orações são ouvidas.
2. Desfrutamos uma percepção mais profunda da presença do Senhor
3. Adquirimos sabedoria
4. Temos a amizade de Deus
5. Podemos viver em segurança
6. Somo aperfeiçoados
7. Somos abençoados
8. Encontramos felicidade
9. Temos paz
10. Temos uma vida longa

As regras de Deus são para nosso bem, não para nos fazer sofrer. Quando vivemos de acordo com elas, a vida funciona. Quando não as seguimos, a vida se desintegra. Quando obedecemos, temos clareza. Quando não, temos confusão. Além disso, existe uma relação bem definida entre obediência e amor a Deus. Apesar de Deus nos amar, não vamos sentir seu amor, se estamos andando em desobediência, fora de seus caminhos.

- Trecho do Livro "O Poder da Mulher que Ora, de Stormie Omartian.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Senhor, Governa Todas as Áreas da Minha Vida

Por que algumas pessoas parecem nunca crescer no Senhor? Por que elas saem de uma calamidade para outra, sem conseguir fazer outra coisa a não ser sobreviver? Por que elas raramente experimentam, se é que conseguem, a alegria do Senhor? os avanços espirituais? Um relacionamento mais profundo com Deus? A liberdade de exercer seus dons? Por que elas não conseguem ir adiante e alcançar os propósitos e o destino que Deus tem para elas?

A respostam creio eu, encontra-se na palavra "Entrega".
Eles não entregaram a vida completamente a Deus. Não colocaram Jesus como Senhor de sua vida.

Entregar tudo significa estar disposta a dizer: "Senhor, o que Tu quiseres que eu faça, eu farei. Digo sim para qualquer coisa que tu me pedires, mesmo que isso signifique morrer para mim mesma e para meus desejos. Abrirei mão das coisas da carne que quero, a fim de ter mais de ti em minha vida. Irei à igreja quando minha vontade for permanecer em casa. Irei jejuar quando minha vontade for comer. Irei orar quando preferir ir para a cama. Irei ler tua Palavra quando preferir assistir à TV. Irei contribuir quando preferir gastar o dinheiro comigo mesma. Irei adorar-te e louvar-te como minha primeira reação e não como meu último recurso. Farei o que ordenares, a fim de agradar-te e alcançar tudo o que tu tens para mim". Essa atitude de entrega significa colocar Deus em primeiro lugar e submeter-se ao senhorio dele. E faz toda a diferença em nossa vida.

Jesus é o Senhor, quer você o declare, quer não. No entanto, Ele não é apenas Senhor do universo, Ele é Senhor de nossa vida individual também. O fato de você reconhecer isso ou não vai determinar o sucesso e a qualidade de sua vida.

Agora eu me pergunto: "Por que é tão difícil simplesmente dizer: Como quiseres, Senhor. Farei tudo o que pedires?"  É porque somos obstinados e temos medo do que Deus pode pedir de nós. Achamos que Ele pode pedir alguma coisa que vai nos magoar. Além disso, não é só uma questão de dizer: "Jesus é o Senhor". Devemos fazer o que Ele pede. Duvidamos que o pedido de Deus para nós seja para nos abençoar ainda mais. Só que isso é errado. Deus só deseja nos ver no time vencedor. 

...Deus não quer apenas uma parte de nós. Ele quer tudo!
Por isso, ore para que você dê a Deus tudo o que Ele quer.

- Trecho do Livro "O Poder da Mulher que Ora", de Stormie Omartian.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Senhor, Aprofunda-me em Tua Palavra

A Palavra de Deus é o alimento para nossa alma. Não podemos viver sem ela. Se não formos alimentados continuamente com a Palavra d'Ele, morremos de fome espiritual.

Não importa há quanto tempo você vem caminhando com Deus, Ele sempre tem coisas novas para você aprender. Pode ser uma nova dimensão de algo que você já sabe ou pode ser algo que você nunca viu. De qualquer modo, não basta apenas aprender a verdade, você deve colocá-la em prática. Se não praticarmos o que a Palavra diz, não apenas nos esquecemos dela, mas ao longo do processo nos esquecemos de quem nós somos.

Se você tem dificuldade em passar um tempo diário com a Palavra de Deus, eis algumas das muitas razões que devem inspirá-lo a ler a Bíblia:

1. A fim de saber para onde você está indo. (Sl 119.133)
2. A fim de ter sabedoria. (Sl 19.7)
3. A fim de encontrar sucesso. (Js 1.8)
4. A fim de viver em pureza. (Sl 119.9)
5. A fim de obedecer a Deus. (Sl 119.33-35)
6. A fim de ter alegria. (Sl 19.8)
7. A fim de crescer na fé. (Rm 10.17)
8. A fim de encontrar livramento. (Jo 8.31-32)
9. A fim de ter paz. (Sl 119.165)
10. A fim de distinguir o bem do mal. (Sl 119.11) 

Deus tem pepitas de ouro e diamantes por toda a parte em sua Palavra, mas devemos desenterrá-los. E, assim como as pedras e os metais preciosos ao serem tirados do solo ou da rocha, os tesouros da Palavra de Deus precisam ser polidos e refinados em nós, a fim de que tenham o brilho que são capazes de revelar. Toda vez que você meditar em uma promessa de Deus em seu coração, ela se tornará mais refinada e polida e brilhará com maior intensidade em sua alma.

Uma das pedras de valor inestimável que você vai encontrar na Palavra de Deus é a voz d'Ele. Isso porque Ele nos fala por intermédio de sua Palavra, enquanto nós a lemos e ouvimos. Na verdade, não temos como realmente aprender a reconhecer a voz de Deus em nossa alma se não o ouvirmos falar conosco primeiro em sua Palavra. Quanto mais você a ouve, mais fácil fica de reconhecê-la e menores são as probabilidades de aceitar uma falsificação.

Não há maneira de chegar-se a Deus, ter um coração puro e reto diante d'Ele, ser uma pessoa que perdoa, andar em obediência aos caminhos d'Ele, assumir o controle de sua mente, enfrentar o inimigo ou fazer de Jesus o Senhor de sua vida a menos que você passe um tempo com a Palavra de Deus todos os dias. Ela é sua bússola, seu guia. Sem ela, você não pode chegar aonde precisa ir.

Peça a Deus que se encontre com você na Palavra todos os dias. Ele está ansioso para fazer isso e deseja que você também o faça.

- Trecho do livro "O Poder da Mulher que Ora", de Stormie Omartian.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Senhor, Fortalece-me Para Que eu Possa Enfrentar o Inimigo

Deus nos deu muitas armas para usarmos contra os planos do inimigo para nos destruir. Eis as cinco principais:

1. Uma arma poderosa contra o inimigo é a Palavra de Deus. Ela é a mais poderosa das armas. Até mesmo Jesus empregou-a contra o diabo quando foi guiado para o deserto pelo Espírito Santo e Satanás apareceu para tentá-lo. Poderíamos pensar que, se fôssemos o Filho de Deus, não poderíamos ir para o deserto e muito menos ser tentadas pelo diabo. Mas o tentador aproximou-se dele, como faz com todas nós, e Jesus usou a Palavra de Deus para refutá-lo.
Quando o diabo tentar destruir sua vida, refute-o com a Palavra de Deus. "o prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena" - (Pv 27.12). No instante em que você identificar o mal trabalhando  em seu meio, esconda-se na Palavra de Deus.

2. Uma arma poderosa contra o inimigo é o louvor. O diabo odeia quando adoramos a Deus. Isso porque não pode suportar ver as pessoas adorando outro que não seja ele. Ele detesta tanto que não consegue nem ficar por perto. Quando adoramos a Deus, sua presença habita poderosamente em nosso meio, e o diabo tem de ir embora.

3. Uma arma poderosa contra o inimigo é a obediência. Se estamos vivendo em pecado ou andando em desobediência em qualquer aspecto, isso deixa a porta aberta em nossa vida para que o diabo tenha acesso a nós e, por fim, um lugar onde se instalar. Certas coisas ruins que acontecem conosco podem ser obra do inimigo, mas podem ser também por causa de nosso próprio pecado que deu a ele um lugar para erguer uma fortaleza em nossa vida. Satanás não tem poder sobre você, mas a desobediência às leis de Deus abre a porta e coloca uma placa de boas-vindas para ele. A confissão e o arrependimento betem a porta na cara dele.

4. Uma arma poderosa contra o inimigo é a fé. Tenha em mente que o inimigo está sempre colocando minas em seu caminho. Você não faz idéia de onde elas possam estar, pois não são visíveis aos olhos humanos. A maneira de evitá-las é andar perto de Deus e deixar que Ele guie seus passos. Isso requer fé. "resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo" (I Pe 5.8-9). Caminhar pela fé é uma forma poderosa de evitar as armadilhas do inimigo.

5. Uma arma poderosa contra o inimigo é a oração e o jejum. A oração é uma arma de peso contra o inimigo. Jejuar torna essa arma ainda mais poderosa. Com frequência, só é possível destruir a fortaleza que o inimigo constrói em nossa vida pelo jejum. Pode não parecer que uma coisa tão simples é capaz de fazer tanto, mas é verdade. Também pode não parecer que esteja sendo rompidas no reino espiritual. Normalmente, um simples jejum de 24 horas é suficiente para nos libertar do inimigo em nossa vida. Jejuar com regularidade mantém o inimigo afastado e suas fortalezas arrasadas. É uma forma de dizer: "Nego a mim mesmo aquilo que mais quero e coloco Deus em primeiro lugar em minha vida". O inimigo odeia isso, pois é uma forma garantida de resistir a ele e derrotá-lo.

- Trecho do livro "O Poder da Mulher que Ora", de Stormie Omartian.

domingo, 17 de junho de 2012

Virtudes Cristãs

Nenhum homem sabe realmente o quanto é mau até se esforçar muito para ser bom. 

Circula por aí a idéia tola de que as pessoas virtuosas não conhecem as tentações. Trata-se de uma mentira deslavada. Só os que tentam resistir às tentações sabem quão fortes elas são. Afinal de contas, para conhecer a força do exército alemão, temos de enfrentá-lo, e não entregar as armas. Para conhecer a intensidade do vento, temos de andar contra ele, e não deitar no chão. 

Um homem que cede à tentação em cinco minutos não tem a menor idéia de como ela seria uma hora depois. Por esse motivo, as pes­soas más, em certo sentido, sabem muito pouco a respei­to da maldade. Na medida em que sempre se rendem, levam uma vida protegida. É impossível conhecer a for­ça do mal que se esconde em nós até o momento em que decidimos enfrentá-lo; e Cristo, por ter sido o úni­co homem que nunca caiu em tentação, é também o único que conhece a tentação em sua plenitude - o mais realista de todos os homens. 

Pois bem. A principal coi­sa que aprendemos quando tentamos praticar as virtu­des cristãs é que fracassamos. Se tínhamos a idéia de que Deus nos impunha uma espécie de prova na qual po­deríamos merecer passar por tirar boas notas, essa idéia tem de ser eliminada. Se tínhamos a idéia de uma espécie de barganha — a idéia de que poderíamos cum­prir a parte que nos cabe no contrato e deixar Deus em dívida conosco, de tal modo que, por uma questão de justiça, ele ficasse obrigado a cumprir a parte dele —, ela deve ser eliminada também.

- Trecho do Livro "Cristianisno Puro e Simples", de C. S. Lewis.

sábado, 16 de junho de 2012

Boa Infecção

Saiba você que não só as coisas más, mas também as boas, são contraídas como uma espécie de infecção. Se você quer se aquecer, tem de se aproximar do fogo; se quer se molhar, tem de en­trar debaixo d'água. Se quer a alegria, o poder, a paz e a vida eterna, tem de se aproximar ou mesmo penetrar naquilo que as contém. 

Essas coisas não são prêmios que Deus poderia, se quisesse, simplesmente conceder a qual­quer pessoa. São uma grande fonte de energia e de be­leza que jorra a partir do próprio centro da realidade. Se você estiver próximo da fonte, as rajadas de água o mo­lharão; se se mantiver afastado, continuará seco. Quan­do o homem está unido a Deus, como poderia não vi­ver para sempre? Quando está separado de Deus, o que pode fazer senão definhar e morrer?

- Trecho do Livro "Cristianismo Puro e Simples", de C. S. Lewis.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Um Pouco de Teologia

A Teolo­gia, em certo sentido, é uma ciência experimental.  
Quando digo que ela é uma ciência experimental "em certo sentido", quero dizer que é igual às outras ciências experimentais sob alguns aspectos, mas não todos. Se você é um geó­logo que estuda minerais, você tem de ir a campo para encontrá-los. Eles não irão até você e, quando você os en­contra, eles não podem escapulir. Toda a iniciativa cabe a você. Os minerais não podem nem ajudá-lo, nem pre­judicá-lo. Agora suponha que você seja um zoólogo que se propôs a tirar fotos de animais em seu hábitat natu­ral. A situação fica um pouco diferente. Os animais sel­vagens não irão ao seu encontro, mas podem fugir de você, e, se você não ficar bem quieto, certamente o fa­rão. Começa a haver aqui um pouquinho de iniciativa por parte deles. 

Passemos a um estágio superior. Suponha que você queira estudar um ser humano. Se ele estiver determinado a não se deixar estudar, você não conseguirá co­nhecê-lo. Vai ser preciso ganhar-lhe a confiança. Nesse caso, a iniciativa se divide igualmente pelos dois lados - para uma amizade, são necessárias duas pessoas. 

Quando se trata do conhecimento de Deus, a ini­ciativa cabe inteiramente a Ele. Se Ele não se revelar, nada que você fizer o capacitará a encontrá-lo. E, na verda­de, ele se dá a conhecer muito mais a certas pessoas que a outras — não porque tenha predileções, mas porque é impossível que ele se revele ao homem cuja mente e cujo caráter estejam em más condições. Da mesma forma, os raios do sol, apesar de também não terem predile­ções, não se refletem tão bem num espelho empoeirado quanto num espelho polido. 

Podemos dizê-lo de outra forma: enquanto nas ou­tras ciências os instrumentos são externos a nós (como o microscópio e o telescópio), o instrumento pelo qual vemos a Deus é nosso próprio ser, nosso ser inteiro. Se o ser do homem não estiver limpo e brilhante, sua vi­são de Deus será turva — como a lua vista por um te­lescópio sujo. É por isso que os povos abomináveis têm religiões abomináveis: eles vêem a Deus através de uma lente suja. Deus só pode se revelar verdadeiramente para ho­mens de verdade. Isso não significa apenas homens in­dividualmente bons, mas homens unidos entre si num único corpo, amando-se e auxiliando-se mutuamente, revelando Deus uns aos outros. Pois é assim que Deus quer que a humanidade seja: como os músicos de uma orquestra, como os órgãos de um corpo.

- Trecho tirado do Livro "Cristianismo Puro e Simples", de C. S. Lewis

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Mensagens Que Falam: Cristianismo Puro e Simples

Deus nos criou como um ho­mem inventa uma máquina. Um carro é feito para ser movido a gasolina. Deus concebeu a máquina humana para ser movida por ele mesmo. O próprio Deus é o com­bustível que nosso espírito deve queimar, ou o alimento do qual deve se alimentar. Não existe outro combustível, outro alimento. Esse é o motivo pelo qual não podemos pedir que Deus nos faça felizes e ao mesmo tempo não dar a mínima para a religião. Deus não pode nos dar uma paz e uma felicidade distintas dele mesmo, porque fora dele elas não se encontram. Tal coisa não existe.

Deus é o nosso único alento, mas também o nosso terror supremo; é a coisa de que mais precisamos, mas também da qual mais queremos nos esconder. E nosso único aliado possível, e tornamo-nos seus inimigos. Certas pessoas parecem pensar que o encontro face a face com o Bem absoluto seria divertido. Elas devem pensar melhor no que dizem. Estão apenas brincando com a religião. O Bem pode ser o maior refúgio ou o maior perigo, dependendo de como reagimos a ele. E temos reagido mal.

Os cristãos sempre tiveram o costume de polemi­zar sobre o que conduz o cristão à sua morada: se as boas ações ou se a fé em Cristo. Na verdade, não tenho o direito de falar sobre um assunto tão difícil, mas me parece que é como perguntar qual das lâminas de uma tesoura é a mais importante. O esforço moral sério é a única coisa que pode nos conduzir ao ponto de jogar a toalha. A fé em Cristo é a única coisa que pode nos sal­var do desespero nesse ponto: e, dessa fé, é inevitável que surjam boas ações. 

No passado, alguns grupos cris­tãos acusaram outros grupos cristãos de parodiar a ver­dade de duas formas. O exagero das situações talvez ajude a tornar a verdade mais clara. Um dos grupos era acusado de dizer: "As boas ações são tudo o que interessa. A melhor das boas ações é a caridade. O melhor tipo de caridade é dar dinheiro. A melhor forma de dar di­nheiro é fazer uma doação para a Igreja. Logo, faça uma doação de 10.000 libras e garantiremos sua entrada na vida eterna." A resposta a esse absurdo é que as ações feitas com essa intenção, com a idéia de que o Paraíso pode ser comprado, não são boas ações de forma alguma, mas somente especulações comerciais. 

Outro grupo era acusado de dizer: "A fé é tudo o que importa. Logo, se você tem fé, não importam as suas ações. Peque à von­tade, meu filho, divirta-se a valer, que para Jesus Cristo não vai fazer a mínima diferença no final." A resposta a esse absurdo é que, se o que você chama de "fé" em Cris­to não implica dar atenção ao que ele disse, ela não é fé de maneira alguma — nem Fé nem confiança, mas ape­nas a aceitação mental de alguma teoria a seu respeito. 

A Bíblia encerra a discussão quando junta as duas coisas numa única sentença admirável. A primeira me­tade diz: "Ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor" - o que dá a idéia de que tudo depende de nós e de nossas boas ações; mas a segunda metade complementa: "Pois é Deus que efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar" - o que dá a idéia de que Deus faz tudo, e nós nada. Esse é o tipo de coisa com a qual nos defrontamos no cristianismo.

Um homem que foi simplesmente um homem e disse o tipo de coisas que Jesus disse não seria um grande professor de moral. Seria um lunático — do nível do homem que diz que é um ovo escaldado — ou seria o diabo em pessoa. Você precisa escolher. Ou esse homem foi, e é, o Filho de Deus; ou foi um louco ou coisa pior.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Viro a Frase de Cabeça Para Baixo

Viro a frase de cabeça para baixo. Esta é a minha vida. Escrevo uma frase e depois a viro do avesso. Depois ilho para ela e viro do avesso novamente. Depois vou almoçar. Depois retorno e escrevo outra frase. Depois tomo um chá e reviro a frase nova. Depois leio de uma só vez a duas frases, e as viro do avesso. Depois me esparramo no sofá e penso. Depois me levanto. Deleto as duas frases e começo tudo de novo.

- Trecho do Livro "Descobrindo Deus Nos Lugares Mais Inesperados", de Philip Yancey.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Grandes Relacionamentos

Todo casamento tem épocas de crise, momentos de verdade quando um cônjuge (ou ambos) fica tentado a desistir, julgar que não pode ficar na dependência do outro, que o parceiro é irracional ou não merece confiança. Os grandes casamentos sobrevivem a esses momentos, mas os fracos se desfazem.

Grandes relacionamentos tomam forma quando são esticados até o ponto de se romperem, mas não se rompem. Vendo esse princípio, consigo entender melhor um dos mistérios de se relacionar com Deus: 

...Abraão subindo o monte Moriá, Jó raspando suas feridas sob o sol quente, Davi se escondendo numa caverna, Elias vagueando em depressão pelo deserto, Moisés fazendo um apelo para mudar a descrição de suas tarefas — todos esses heróis experimentaram momentos de crise quando foram amargamente tentados a julgar Deus negligente, impotente ou até maligno. 

Confusos e no escuro, eles chegaram a um ponto crítico: dar as costas com amargura ou dar um passo de fé. No fim, todos escolheram a trajetória da confiança, e por esse motivo nós nos lembramos deles como gigantes da fé. 

A Bíblia está abarrotada de narrativas de outros que naufragaram nesses testes — Caim, Sansão, Salomão, Judas. Suas vidas, como os casamentos que fracassam cedo demais, liberam um odor de tristeza e um remorso do tipo: ah, o que poderia ter acontecido se...

- Trecho do Livro "Descobrindo Deus nos Lugares mais Inesperados", de Philip Yancey.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Nossas Espectativas

Quando pegamos nosso jornal no café da manhã, esperamos — até mesmo exigimos — que ele nos traga eventos muito importantes acontecidos desde a noite passada. Ligamos o rádio enquanto nos dirigimos de carro para o trabalho e esperamos "notícias" que ocorreram depois que o jornal matutino foi para a impressão. Quando retornamos, à noite, esperamos que nossa casa não apenas nos proteja, que se mantenha aquecida no inverno e fresca no verão, masque nos relaxe, que nos dignifique, que nos envolva com música suave e hobbies interessantes, que seja um parque de diversões, um cinema e um bar. 

Esperamos que as férias de duas semanas sejam românticas, exóticas, baratas e não exijam esforços. Esperamos um ambiente distante quando vamos a um lugar próximo; e esperamos que tudo seja relaxante, limpo e parecidos com nosso país quando vamos a lugares distantes. 

Esperamos ter novos heróis em cada temporada, uma obra-prima literária por mês, algo espetacular e dramático por semana, uma sensação rara todas as noites. Esperamos que todos se sintam à vontade para discordar e, no entanto, esperamos que todos sejam leais, que não balancem o barco ou usem a Quinta Emenda. Esperamos que todos acreditem profundamente em sua religião, masque não façam pouco dos que não acreditam. 

Esperamos que nosso país seja forte, grandioso, vasto, variado e esteja preparado para qualquer desafio; mas esperamos que nosso "propósito nacional" seja claro e simples, algo que direcione a vida de duzentos milhões de pessoas, mas que possa ser vendido numa edição simples na farmácia da esquina por um dólar. Esperamos tudo e qualquer coisa. Esperamos o contraditório e o impossível. Esperamos carros compactos que sejam espaçosos; carros luxuosos que sejam econômicos. Esperamos ser ricos e caridosos, poderosos e misericordiosos, ativos e reflexivos, gentis e competitivos. 

Esperamos ficar inspirados com apelos medíocres a favor da "excelência", a fim de nos tornemos alfabetizados por apelos analfabetos a favor da alfabetização. Esperamos comer e permanecer magros, estar constantemente nos mudando e cada vez mais próximos da vizinhança, ir à "igreja de sua escolha" e sentir sua força guiadora sobre nós, reverenciar Deus e ser Deus. 

...nunca as pessoas dominaram mais seu ambiente. Mas nunca um povo se sentiu mais enganado e decepcionado.

- Trecho tirado do livro "Descobrindo Deus nos Lugares mais Inesperados", de Philip Yancey

domingo, 10 de junho de 2012

Quando Leio Um Livro

Quando leio um livro, tenho a impressão de que o faço apenas com os olhos, mas às vezes encontro um passagem, talvez uma única frase que tem sentido para mim, e que se torna parte de mim mesmo.

Tirei do livro tudo quanto me era útil e nada mais poderei extrair dele, ainda que torne a lê-lo uma dúzia de vezes.

Tenho a impressão de que nós somos como um botão em flor: a maior parte da nossa leitura desliza sobre nós sem produzir o menor efeito, mas certas coisas, que tem para nós um sentido especial, abrem uma pétala. Uma a uma, as pétalas desabrocham, e por fim surge a flor.

- Trecho do Livro "Servidão Humana", de Somerset Maugham.

sábado, 9 de junho de 2012

Mensagens Que Falam: As Crônicas de Gelo e Fogo


- Pode um homem continuar a ser valente se tiver medo? 
Perguntou o jovem Bran a seu pai.
- Esta é a única maneira de um homem ser valente.
(As Crônicas de Gelo e Fogo I).

O medo corta mais profundamente do que as espadas. (As Crônicas de Gelo II)

Mostre-me um homem sem vício, e eu lhe mostrarei alguém sem virtude. (As Crônicas de Gelo e Fogo II)

Vocês de Westeros são todos iguais. Cozinham um animal qualquer num bocado de seda, e de repente, são todos leões, dragões ou águias. (As Crônicas de Gelo e Fogo V)