Não deixe que o título desta postagem o assuste. Ser santo não significa ser perfeito. Ser santo é deixar que Deus - que é santo - esteja em você. Não podemos ser santos por conta própria, mas podemos fazer escolhas que permitem à santidade e à pureza se manifestarem em nossa vida. Podemos nos separar de tudo aquilo que subtrai a santidade de Deus em nós e podemos morrer para nossos desejos. Somos capazes de fazer isso, pois "os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências"(Gl 5.24). Não somos escravas de nossa carne. Somos capazes de viver uma vida consagrada ao Senhor.
É possível que você já tenha ouvido as pessoas falarem: "Não sei definir exatamente o que é pornografia, mas, quando a vejo, sei do que se trata". Pois bem, o oposto vale para a santidade e a pureza. Talvez você não seja capaz de descrever com precisão o que é santidade, mas quando você não a vê, sabe do que se trata.
Santidade significa separar-se do mundo. Isso não quer dizer que você vai morar no alto da montanha, isolar-se e jamais falar com alguém que não seja cristão. Significa que seu coração se desliga do sistema de valores do mundo. Em vez disso, você dá valor às coisas que Deus valoriza acima de tudo.
Sei que é difícil se separar do mundo quando você vive nele. No entanto, se esse é o desejo de seu coração, você pode pedir a Deus para ajudá-lo. É claro que você precisa optar por não assistir a certos programas de TV, não assistir a certos filmes, não ler certas revistas e não frequentar certos lugares. Peça a Deus que a ajude a se separar das coisas do mundo e a aprender a amar o Senhor mais do que você ama o mundo.
Santidade significa purificar-se. Purificar-se não quer dizer vestir uma túnica branca para cobrir o que não é santo em você. Significa pedir a Deus, que é santo, para purificar seu coração. É lá que começa tudo o que não é santo. Purificarmos significa fazermos um balanço de nossa vida, nossos pensamentos, nossas ações, nossos relacionamentos e negócios e limparmo-nos de qualquer coisa que nos contamine.
Santidade significa viver no Espírito e não na carne. Nossos pensamentos carnais nos desqualificam tanto quanto nossas ações. Temos inveja de alguém? Estamos em conflitos? Há divisões não resolvidas em nosso meio? Damos espaço ao pecado intencionalmente? Se esse é o caso, então estamos vivendo na carne. E isso nos destruirá. Quando você observa honestamente os frutos de sua vida, você pode ver, a partir do que está colhendo, se semeou para a carne ou para o Espírito. Santidade significa não ser vítima da moda ou de tendências em pensamentos e atos. Ore para que Deus o ajude a viver no Espírito e não na carne.
Santidade significa ser santificado por Jesus. Uma vez que aceitamos a Jesus, não podemos continuar a viver conforme nosso antigo estilo de vida pecaminoso. Agora que temos Jesus vivendo dentro de nós e seu Espírito Santo nos enchendo e transformando, não há desculpas. Fomos enchendo e transformando, não há desculpas. Fomos santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas. Isso não significa que não precisamos mais nos preocupar com o pecado e que podemos fazer o que bem entendermos, pois Jesus já cuidou de tudo, Significa, sim, que devemos continuar a permanecer n'Ele e pedir a Deus que nos ajude a viver dentro de tudo aquilo que Ele pagou por nós na cruz.
Santidade significa andar com Deus. Quando procuramos caminhar com Deus e ter um estilo de vida de pureza e paz, não somos capazes de ver o Senhor com qualquer clareza. Ter estima pela santidade de Deus e viver em pureza é a única maneira de podermos ficar perto d'Ele.
Há um momento na vida de todas nós em que ficamos desesperados por saber que Deus está perto e que ouve nossas orações e lhes responderá. Não teremos tempo para nos acertarmos com Deus; teremos de estar em ordem com Ele. Se queremos ver nossas orações sendo respondidas no futuro, o momento de começar a viver uma vida reta, pura e santa é agora.
Santidade significa deixar que Deus guarde você de pecado. Santidade não é algo que você põe e tira como um chapéu. Ela é a vontade de Deus para nossa vida e algo que Deus planejou para nós desde o princípio. Quando vivemos corretamente, Deus nos guarda do pecado.
É somente pela graça de Deus que podemos viver em santidade, mesmo depois que resolvemos fazê-lo. Isso porque Deus nos capacita para que façamos aquilo que Ele nos pede. No entanto, ainda assim precisamos pedir-lhe que nos capacite. Deus quer saber que sua santidade é importante o suficiente para que a busquemos.
- Trecho do Livro "O Poder da Mulher que Ora", de Stormie Omartian.
Nenhum comentário:
Postar um comentário