terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Coração de Servo

O mundo define grandeza em termos de poder, posses, prestígio e posição. Se puder exigir que as outras pessoas o sirvam, você conseguiu chegar lá. Em nossa cultura egoísta, com sua mentalidade do “eu primeiro”, agir como servo não é uma noção apreciada.

Jesus, entretanto, mediu a grandeza em termos de serviço, e não de posição social. Deus avalia nossa grandeza pela quantidade de pessoas que servimos, não pela quantidade de pessoas que nos servem. Isso é tão oposto à ideia de grandeza do mundo que é difícil compreender, quanto mais praticar. Os discípulos debateram sobre quem merecia a posição de maior destaque, e, dois mil anos depois, líderes cristãos ainda fazem manobras em busca de posição e proeminência nas igrejas, denominações e organizações pareclesiásticas. 

Milhares de livros têm sido escritos sobre a atividade do líder, mas poucos sobre a atividade do servo. Todos querem liderar, mas ninguém quer ser servo. Preferimos ser generais a ser soldados rasos. Até mesmo os cristãos querem ser “líderes-servos”, e não apenas simples servos. Mas ser como Jesus é ser servo. Foi assim que ele chamou a si mesmo.

Uma razão que impede muitas pessoas de servir é que elas temem não serem boas o suficiente para servir. Acreditaram na mentira de que servir a Deus é somente para pessoas altamente talentosas e bem-sucedidas. Algumas igrejas fomentaram esse mito ao tornar a “excelência” um ídolo, o que faz pessoas com talentos comuns hesitarem em se envolver.Você já deve ter ouvido alguém dizer: “Se isso não pode ser feito com excelência, não o faça”. Bem, Jesus nunca disse isso! A verdade é que, quase tudo que fazemos é feito de modo deficiente quando começamos a fazê-lo — é assim que aprendemos.

Deus espera que você faça o que puder, com o que você tem e onde quer que você esteja. Um serviço não tão perfeito é sempre melhor que a melhor das intenções. É preferível envolver milhares de pessoas normais no ministério do que ter uma igreja perfeita dirigida por uma pequena elite.

As pequenas coisas da vida determinam as grandes. Não busque realizar grandes tarefas para Deus. Tão-somente faça as coisas não tão grandes, e Deus o designará para qualquer coisa que ele queira que você faça. Mas antes de tentar o extraordinário, tente servir normalmente. Sempre haverá mais pessoas dispostas a fazer “grandes” coisas para Deus do que pessoas dispostas a fazer pequenas coisas. A corrida para a liderança está apinhada de candidatos, mas o campo é amplo para os dispostos a ser servos.

- Trecho do Livro "Uma Vida Com Propósito", de Rick Warren.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Almeje os Elogios de Deus

"Evite comparações.
Resista aos exageros.
E almeje somente os elogios de Deus."
- Rick Warren (Uma Vida com Propósito).

domingo, 29 de janeiro de 2012

Aprendendo a servir

Servir é contrário à nossa inclinação natural. Na maior parte do tempo, estamos mais interessados em nos servir do que no serviço. Dizemos "Estou procurando uma igreja que atenda as minhas necessidades e me abençoe", e não "Estou procurando um lugar onde possa servir e ser abençoado".

Esperamos que os outros nos sirvam, e não ao contrário. Mas, à medida que amadurecemos em Cristo, o foco de nossa vida deve ser deslocado progressivamente, para termos uma vida de serviço. Um seguidor de Jesus maduro deixa de perguntar "Quem irá alcançar minhas necessidades?" e começa a perguntar: "As necessidades de quem eu vou alcançar?". Pois o que importa de verdade para um cristão, não é a duração de sua vida, mas a contribuição que ela dá. Não quanto ela viveu, mas como viveu. 

- Trecho do Livro "Uma Vida Com Propósito", de Rick Warren.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Transforme Suas Dores Passadas em um Ministério

"As pessoas se sentem mais estimuladas 
quando lhes contamos como a graça de Deus 
nos ajudou na fraqueza do que quando 
fazemos alarde sobre nossa força".
Se você realmente deseja ser usado por Deus, deve entender uma verdade poderosa: as mesmas experiências que lhe trouxeram mais arrependimento e ressentimento na vida — aquelas que você queria esconder e esquecer são as que Deus quer usar para ajudar aos outros. Elas são seu ministério!

Pois quem poderia ministrar melhor aos pais de uma criança com síndrome de Down do que outro casal que tenha um filho padecendo do mesmo mal? Quem poderia ajudar melhor na recuperação de um alcoólatra do que alguém que tenha combatido esse demônio e tenha achado a liberdade? Quem poderia confortar melhor uma esposa que tenha sido trocada por uma amante do que uma mulher que tenha passado pela mesma agonia?

Mas para que Deus utilize suas experiências dolorosas, você deve estar disposto a partilhá-las. Você tem de parar de encobri-las e deve admitir honestamente suas faltas, fracassos e temores. Fazer isso provavelmente tornará seu ministério mais eficiente. 

“Experiência não é o que acontece com você. É o que você faz com o que acontece com você”. O que você fará com o que você tem passado? Não desperdice sua dor; use-a para ajudar os outros. As pessoas se sentem mais estimuladas quando lhes contamos como a graça de Deus nos ajudou na fraqueza do que quando fazemos alarde sobre nossa força.

- Trecho do Livro "Uma Vida Com Propósito", de Rick Warren.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Jóias a Serem Lapidadas

A Bíblia frequentemente compara as provações que passamos ao fogo que refina o metal, queimando a impureza. Somos como jóias moldadas com o martelo e o cinzel da adversidade. 

Se o martelete do Joalheiro não for forte o suficiente para aparar nossas arestas, ele usará uma marreta. Se formos realmente obstinados, ele utilizará uma britadeira. Usará o que for necessário. Cada problema é uma oportunidade para edificação do caráter, e, quanto mais difícil for, maior será o potencial para o desenvolvimento de músculos espirituais e de fibra moral. 

O que acontece exteriormente em sua vida não é tão importante quanto o que acontece dentro de você. As circunstâncias da vida são temporárias, mas o caráter durará para sempre.

Foi feita a seguinte pergunta a um ourives: "Como você sabe que a prata é pura? Ele respondeu: "Quando vejo meu reflexo nela". Quando você é refinado pelas provações, as pessoas podem ver o reflexo de Jesus em você.

A construção do caráter é um processo lento. Sempre que tentamos evitar ou escapar das dificuldades da vida, invalidamos o processo, atrasamos nosso crescimento e na verdade acabamos com um tipo de sofrimento ainda pior — o tipo inútil, que acompanha a negação e a rejeição. Quando você compreende as conseqüências eternas do desenvolvimento de seu caráter, faz menos orações do tipo “Consola-me” (“Faze que eu me sinta melhor”) e mais orações do tipo “Torna-me adequado” (“Usa isso para tornar-me mais semelhante a ti”).

Você sabe que está amadurecendo quando começa a ver a mão de Deus nos acontecimentos aleatórios e confuso e nas circunstâncias da vida aparentemente sem sentido. Se você estiver enfrentando problemas neste exato momento, não pergunte: "Por que eu?". Em vez disso, pergunte: "O que o Senhor quer que eu aprenda?". Então confie em Deus e siga fazendo o que é certo. 

Não desista! - Cresça! 

- Trecho do Livro "Uma Vida Com Propósitos", de Rick Warren.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Crescendo Por Meio da Tentação

No caminho do amadurecimento espiritual, cada tentação se torna um degrau, em vez de uma pedra de tropeço, quando você se dá conta de que é uma oportunidade tanto para fazer a coisa certa quanto a errada. A tentação apenas apresenta uma escolha. Embora a tentação seja a principal arma de Satanás para a destruição, Deus quer utilizá-la para fortificar você. Toda vez que você escolhe fazer o bem em vez de pecar, está desenvolvendo o caráter de Cristo.

Uma das mais sucintas descrições do caráter de Cristo são os frutos do Espírito. Ter os frutos do Espírito Santo é ser semelhante a Cristo. Como então o Espírito Santo produz em sua vida esse fruto com nove qualidades? Ele os cria instantaneamente? Será que algum dia, ao se levantar pela manhã, você será repentinamente preenchido de forma plena por essas características? Não. O fruto sempre se desenvolve e amadurece lentamente.

Uma das mais importantes verdades espirituais que você deve aprender é: Deus desenvolve o fruto do Espírito em sua vida, permitindo que você passe por situações nas quais é tentado a exteriorizar uma característica exatamente oposta! O desenvolvimento do caráter sempre envolve uma escolha, e a tentação supre a oportunidade. 

Por exemplo: Deus nos ensina a amar, pondo pessoas desagradáveis ao nosso redor. Amar pessoas agradáveis que ainda por cima nos amam não exige nenhum caráter. Deus nos ensina a verdadeira alegria no meio da aflição quando nos voltamos para ele. A felicidade depende de circunstâncias externas, mas a alegria se baseia no seu relacionamento com Deus. Deus faz a verdadeira paz desabrochar dentro de nós, não fazendo que tudo saia como planejamos, mas permitindo períodos de caos e confusão. Qualquer um pode ficar tranqüilo observando um belo pôr-do-sol ou relaxando durante as férias. Aprendemos a verdadeira paz quando optamos por confiar em Deus em situações nas quais somos tentados a ficar preocupados ou temerosos. Da mesma forma, a paciência é cultivada em situações nas quais somos forçados a esperar, enfrentando a tentação de nos revoltar por causa de nosso pavio curto.

Deus utiliza a situação oposta de cada aspecto do fruto para nos permitir fazer uma escolha. Você não pode afirmar que é bom, se jamais foi tentado a ser mau. Não pode se dizer fiel, se nunca teve a oportunidade de ser infiel. A integridade é construída ao se derrotar a tentação da desonestidade, a humildade cresce quando nos recusamos a ser arrogantes e a resistência se desenvolve toda vez que resistimos à tentação de desistir. Cada vez que você derrota uma tentação, torna-se mais semelhante a Jesus.

As tentações nos mantêm dependentes de Deus. Assim como as raízes crescem mais fortes quando o vento sopra contra a árvore, todas as vezes que enfrenta uma tentação você se torna mais semelhante a Jesus. Quando você tropeça — o que certamente ocorrerá —, isso não é fatal. Em vez de ceder ou desistir, busque a Deus, confie que ele o ajudará e lembre-se da recompensa que espera por você.

- Trecho do Livro "Uma Vida com Propósito", de Rick Warren.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Transformados Pela Provação

Deus usa as circunstâncias para desenvolver nosso caráter. Na verdade, Ele utiliza mais das circunstâncias para nos tornar semelhantes a Jesus do que da nossa leitura da bíblia. A razão é óbvia: você se defronta com as circunstâncias da vida 24 horas por dia.

Jesus nos alertou dizendo que teríamos problemas no mundo. Ninguém está imune à dor ou livre de sofrer; e ninguém tem a oportunidade de atravessar a vida sem problemas. A vida é uma série de problemas. Toda vez que você resolve um, tem outro aguardando a vez. Nem todos são grandes, mas todos são importantes para o processo de crescimento que Deus tem para você.

Deus utiliza os problemas para trazê-lo para perto de si. É durante períodos de sofrimento que aprendemos a fazer nossas orações mais sinceras, autênticas e honestas para Deus. Quando sentimos dor física ou emocional, não temos disposição para orações superficiais.

Joni Eareckson Tada observa: “Quando a vida é um mar de rosas, podemos passar o tempo adquirindo conhecimentos sobre Jesus, imitando-o, citando-o e falando sobre ele. Mas é somente ao sofrer que conheceremos Jesus”. No sofrimento, aprendemos coisas a respeito de Deus que não podemos aprender de nenhuma outra forma.

Os problemas nos forçam a olhar para Deus e a depender dele em vez de confiar em nós mesmos. Você nunca saberá que Deus é tudo o que você precisa até que Ele seja tudo o que você tiver. Independentemente da causa, nenhum de seus problemas poderia acontecer sem a permissão de Deus. Tudo o que ocorre a um filho de Deus é filtrado por Ele, e Ele pretende usar tudo isso para o bem, mesmo que Satanás e outros tencionem usar para o mal.

Uma vez que Deus está soberanamente no controle, acidentes são apenas circunstâncias do plano de Deus para você. Como todos os dias de sua vida foram escritos no calendário de Deus antes que você nascesse, tudo que acontece com você tem significado espiritual. Tudo!

- Trecho do Livro "Uma Vida Com Propósito", de Rick Warren.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A Bíblia


A Bíblia é muito mais do que um manual de doutrinas. 

A Palavra de Deus gera a vida, cria a fé, produz mudanças, afugenta o diabo, realiza milagres, cura feridas, edifica o caráter, transforma as circunstâncias, transmite alegria, supera a adversidade, derrota a tentação, infunde esperança, libera poder, limpa nossas mentes, cria as coisas e nos garante o futuro eterno! Não podemos viver sem a Palavra de Deus! 

Nunca subestime o valor dela. Você deve considerá-la tão essencial para sua vida como a comida. A Bíblia é chamada de nosso leite, pão, comida sólida e doce sobremesa. Essa refeição completa é o menu do Espírito Santo para o fortalecimento e crescimento espiritual para cada um de nós. 

Como D. L. Moody disse: “A Bíblia não nos foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida”. 

- Trecho do Livro "Vivendo Uma Vida Com Propósito", de Rick Warren.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O Objetivo de Deus

O Supremo objetivo de Deus para sua vida na terra não é o conforto, mas o desenvolvimento de seu caráter. Ele quer que você cresça espiritualmente e se torne semelhante a Cristo. Tornar-se semelhante a Cristo não significa perder a personalidade ou se tornar um clone autômato. Deus criou em você um caráter único; logo, logicamente não quer destruí-lo. O cristianismo ocupa-se da transformação do caráter, não da personalidade.

Deus quer que você desenvolva o tipo de caráter descrito nas bem aventuranças de Jesus, nos frutos do Espírito, no grande capítulo de Paulo sobre o amor e na lista de Pedro das características de uma vida produtiva e eficiente. Toda vez que esquece que o caráter é um dos propósitos de Deus para a sua vida, você se torna frustrado pela situação que o cerca. Você pensa consigo mesmo: "Por que isso está acontecendo comigo? Por que estou passando por momentos tão difíceis?". A resposta é que a vida deve ser difícil! É isso que nos possibilita crescer. Lembre-se de que a terra não é o céu!

Muitos cristãos interpretam erroneamente a promessa de Jesus de vida em abundância, como se fosse saúde perfeita, estilo de vida confortável, felicidade constante, plena realização dos sonhos e o alívio instantâneo dos problemas por meio da fé e da oração. Em poucas palavras, esperam que a vida cristã seja fácil; esperam que o céu seja na terra.

Essa perspectiva voltada para si mesmo trata Deus como se fosse o gênio da lâmpada, que existe tão-somente para nos servir em nossa busca egoísta de realização pessoal. Mas Deus não é nosso criado, e, caso nos deixemos levar pela ideia de que a vida deve ser fácil, ou ficaremos grandemente desapontados, ou viveremos nos recusando a aceitar a realidade.

Nunca se esqueça de que a vida não gira em torno de você! Você existe para os propósitos de Deus, e não o contrário. Por que Deus lhe proporcionaria um céu sobre a terra, quando Ele já planejou o verdadeiro céu para você na eternidade? Deus nos dá o nosso tempo na terra para construirmos e fortalecermos nosso caráter para o céu.

É tarefa do Espírito Santo produzir um caráter semelhante ao de Cristo em você. "Conforme o Espírito do Senhor opera em nós, tornamo-nos mais e mais como Ele e refletimos sua glória cada vez mais". Você não pode produzir o caráter de Jesus por seus próprios esforços. Decisões de Ano Novo, força de vontade e as melhores intenções não são suficiente. Somente o Espírito Santo tem o poder de realizar as transformações que Deus deseja para nossa vida.

A maturidade espiritual não é instantânea nem automática, é um desenvolvimento que durará o resto de sua vida. Jesus não morreu naquela cruz apenas para que pudéssemos levar vidas equilibradas e confortáveis. O seu propósito é muito mais profundo: ele quer nos tornar como Ele, antes de nos levar par o céu. Esse é nosso grande privilégio, nossa responsabilidade direta e nosso destino final.

- Trecho do Livro "Uma Vida Com Propósito", de Rick Warren.

domingo, 22 de janeiro de 2012

O Inverno do Coração

É fácil adorar a Deus quando as coisas vão bem - quando ele provê comida, amigos, família, saúde e situações felizes. Mas as circunstâncias não são sempre agradáveis. E como então você irá adorar a Deus? O que você faz quando Deus parece estar a milhões de quilômetros?

A mais profunda adoração é louvar a Deus a despeito da dor, dar graças durante a provação, manter a confiança nele em meio à tentação, render-se a ele durante um sofrimento e amá-lo quando ele parece distante.

Amizades são frequentemente testadas por separação e silêncio; ou você é separado por uma distância física, ou está impossibilitado de conversar. Na sua amizade com Deus, não será sempre que você se sentirá próximo dele. Para amadurecer a amizade, Deus irá testá-lo com períodos de aparente separação - épocas em que se tem o sentimento de que Deus nos abandonou ou esqueceu. Tem-se a impressão de que Deus está a quilômetros de distância. Muitos se referem a esses dias de seca espiritual, dúvida e distanciamento de Deus como "a noite escura da alma, o ministério da ausência, o ministério da noite ou o inverno do coração". 

Nos dias de hoje, o erro mais comum que os cristãos cometem ao adorar é buscar uma experiência em vez de buscar a Deus. Eles buscam sensações e, se elas ocorrem, concluem que foram bem-sucedidos em adorar. Errado! Na realidade, Deus em geral afasta as nossas sensações - mesmo uma sensação de proximidade com Cristo - não é adoração. 

Quando você é um cristão novo, Deus lhe dá muitas emoções comprobatórias e frequentemente responde às orações mais imaturas e egoístas, tudo para que você saiba que ele existe. Mas, à medida que você crescer na fé, ele irá emancipá-lo dessa dependência. 

A onipresença de Deus e a manifestação de sua presença são coisas diferentes. Uma é fato; a outra é frequentemente uma sensação. Deus está sempre presente, mesmo que você não perceba sua presença, e sua presença é muito profunda para ser medida por uma mera emoção. 

Sim, ele quer que você sinta a sua presença, porém ele está mais interessado que você confie, e não tanto que o sinta. Fé, e não sentimentos, agrada a Deus. "Nunca duvide na escuridão do que Deus lhe disse na luz". 

- Trecho do Livro "Uma Vida Com Propósito", de Rick Warren.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Reflita Sobre Isso

"Se Deus propositadamente nos fez a todos diferentes, 
por que deveríamos todos amá-lo
e adorá-lo da mesma forma?"
- Rick Warren.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Não Se Esconda

"Você não glorifica ou agrada a Deus
escondendo suas habilidades
ou tentando ser outra pessoa.
Você só o agrada sendo você mesmo.
Sempre que você despreza uma parte de si mesmo
 está desprezando a soberania e a sabedoria de Deus ao criá-lo.
Você foi idéia d’Ele.
Ele o ama como se você fosse a única pessoa na terra."
- Rick Warren.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Onde Está a Glória de Deus?

"Basta olhar em volta.
Tudo que foi criado por Deus reflete sua glória
de alguma forma.
Vemos isso em toda parte:
da menor forma de vida microscópica
até a Via Láctea; do pôr-do-sol e das estrelas
às tempestades e estações do ano.
A criação dá a conhecer a glória de nosso Criador.
Na natureza, aprendemos que Deus é poderoso,
aprecia a variedade, ama a beleza
e é organizado, sábio e criativo." 
- Trecho do Livro "Uma Vida Com Propósito", de Rick Warren.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Esta Vida Não é Tudo o Que Há

A vida é apenas um ensaio geral, antes da verdadeira produção. Você passará muito mais tempo do outro lado da morte — na eternidade — do que aqui. A terra é um lugar de preparação, a pré-escola, o vestibular para sua vida na eternidade. É o treinamento coletivo que ocorre antes do jogo; a volta de aquecimento antes do início da corrida. Esta vida é uma preparação para a próxima. 

Você viverá no máximo cem anos sobre a terra, mas para sempre na eternidade. O seu tempo na terra é, como disse Thomas Browne, “apenas um parêntese na eternidade”. Você foi feito para ser eterno. 

Quando você compreender plenamente que há mais na vida que apenas o aqui-e-agora e perceber que a vida é apenas uma preparação para a eternidade, você começará a viver de forma diferente. Você começará a viver à luz da eternidade, e isso lhe dará nova perspectiva de como lidar com cada relacionamento, tarefa ou circunstancia. Subitamente, muitas atividades, metas e até mesmo problemas que pareciam importantes se mostrarão banais, insignificantes e indignos de sua atenção. 

Em comparação com a eternidade, nosso tempo na terra não passa de um piscar de olhos, mas as conseqüências durarão para sempre. Cada ato de nossa vida toca um acorde que soará na eternidade. 

Se a vida na terra oferece muitas opções, a eternidade nos oferece apenas duas: céu ou inferno. Seu relacionamento com Deus na terra, determinará seu relacionamento com Deus na eternidade. Se aprender a amar Jesus, o Filho de Deus, e confiar nele, você será convidado a passar o resto da eternidade com ele. Entretanto, se desprezar o amor, o perdão e a salvação que ele oferece, você passará a eternidade separado de Deus. 

Há alguns anos, uma frase popular encorajava as pessoas a viver cada dia, como "o primeiro dia do resto de sua vida". Na verdade, seria mais sábio viver cada dia como se fosse o último de sua vida.

- Trecho do Livro "Uma Vida Com Propósito", de Rick Warren.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pérolas Colhidas: Uma Vida Com Propósito

"Não conheço todas as chaves do sucesso,
mas uma chave para o fracasso
é tentar agradar a todos".

"A maior de todas as desgraças não é a morte,
mas uma vida sem propósito".

"Se você quer que sua vida tenha impacto,
focalize-a!
Deixe de ser inconstante.
Pare de tentar fazer de tudo. Faça menos.
Corte até mesmo as boas atividades
e faça somente o que for mais importante.
Nunca confunda atividade com produtividade.
Você pode estar ocupado sem ter um propósito,
mas para quê?"

"Sinto-me um fracasso,
pois luto para me tornar algo e
nem ao menos sei o quê.
Tudo o que sei fazer é sobreviver.
Algum dia, se eu descobrir o meu desígnio,
sentirei que estou começando a viver".

"O propósito sempre produz entusiasmo.
Nada traz mais vigor que um propósito claro.
No entanto, a paixão se esvai
quando falta um propósito.
Até mesmo levantar-se da cama se torna um fardo.
É normalmente o trabalho sem sentido,
e não o excesso de trabalho, que nos esgota,
solapa as nossas forças e rouba o nosso prazer".

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Você Não é Um Acidente

Você é quem é por uma razão.
Você faz parte de um plano complexo.
Você é uma criação original, preciosa e perfeita,
Denominada como notável homem ou mulher de Deus.

Você tem essa aparência por uma razão.
Nosso Deus não cometeu nenhum erro.
Ele o teceu no útero,
Você é exatamente o que ele quis fazer.

Os pais que você teve foram escolhidos por ele,
E, a despeito de seus sentimentos,
Eles foram feitos sob medida
Para os planos que Deus tem em mente,
E estão aprovados pelo Senhor.

Não, aquele trauma que você enfrentou não foi fácil.
E Deus chorou por aquilo o ter machucado tanto;
Mas foi permitido para moldar seu coração
Para que você crescesse à sua imagem.

Você é quem é por uma razão.
Você vem sendo moldado pela vara do Senhor.
Você é quem é, amado,
Porque há um Deus!
(Russell Kelfer)

- Trecho do Livro "Uma Vida Com Propósitos", de Rick Warren.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Sem Deus a Vida Não Faz Sentido

O propósito de sua vida é muito maior que sua realização pessoal, sua paz de espírito ou mesmo sua felicidade. É muito maior que sua família, sua carreira ou mesmo seus mais ambiciosos sonhos e aspirações. Se você quiser saber por que foi colocado neste planeta, deverá começar por Deus. Você nasceu de acordo com os propósitos dele e para cumprir os propósitos dele. 

A procura pelo propósito (sentido) da vida tem intrigado as pessoas por milhares de anos. Isso porque normalmente começamos pelo lado errado — nós mesmos. Você não criou a si mesmo, logo não há jeito de dizer a si mesmo para que foi criado! Se eu lhe entregar uma invenção desconhecida, você não terá como saber sua serventia nem a própria invenção terá a capacidade de lhe dizer. Somente o criador ou o manual do fabricante poderá mostrar sua utilidade. Então, o modo mais fácil de descobrir o propósito de uma invenção é perguntando ao inventor. Descobrir o propósito de sua vida funciona da mesma forma: pergunte a Deus. 

Deus não nos deixou às cegas, para ficarmos nos questionando e conjeturando. Ele claramente revelou, ao longo da Bíblia, seus propósitos para nossa vida. É o nosso “Manual do proprietário”, que explica por que estamos vivos, como a vida funciona, o que evitar e o que esperar do futuro. Ela explica o que nenhum livro de auto-ajuda ou de filosofia pode saber. 

Portanto, se você quer descobrir o propósito para sua vida, volte-se para a Palavra de Deus, e não para a sabedoria do mundo. Você deve edificar sua vida sobre verdades eternas, e não sobre psicologia popular, histórias inspiradoras e estímulos para alcançar o sucesso. 

Você só existe porque Deus deseja que você exista. Você foi feito por Deus e para Deus — e, enquanto não compreender isso, a vida jamais terá sentido. É somente em Deus que descobrimos nossa origem, nossa identidade, o que significamos, nosso propósito, nossa importância e nosso destino. Todos os outros caminhos apenas nos levam a um beco sem saída.

- Trecho do Livro "Uma Vida Com Propósitos", de Rick Warren.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Pérolas Colhidas: A Cabana

O fato de você saber o não saber que estou perto, não tem nada a ver com o fato de eu estar aqui. Sempre estou com você. Algumas vezes quero que não perceba especialmente a minha presença. Você sempre pode falar comigo e eu sempre estarei com você, quer sinta minha presença ou não. (Espírito Santo)

Nós criamos os dez mandamentos já sabendo que nenhum homem iria conseguir obedecê-lo. Na verdade, só Jesus conseguiu, mas para isso, ele teve de confiar totalmente em mim e depender totalmente de mim. (Deus)

Eu queria que vocês desistissem de tentar ser justos sozinhos. A lei é um espelho para revelar como o rosto fica imundo quando se vive com independência. Minha nossa, será possível que vocês se achem capazes de viver a retidão de Deus sozinhos? (Deus)

Um Deus infinito pode se dar inteiro a cada um de seus filhos. Ele não se distribui de modo que cada um tenha uma parte, mas a cada um ele se dá inteiro, tão integralmente como se não houvesse outros. (A. W. Tozer)

Não há sofrimento na terra que o Céu não possa curar. (Autor Desconhecido)

A fé nunca sabe onde está sendo levada, mas conhece e ama Aquele que a está levando. (Oswald Chambers)

- Trechos do Livro "A Cabana", de William P. Young

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Simples Aparência

"O corpo humano é talvez uma simples aparência,
escondendo a nossa realidade e condensando-se
sobre a nossa luz ou sobre a nossa sombra.
A realidade é a alma. A bem dizer, o rosto é uma máscara.
O verdadeiro homem é o que está debaixo do homem.
Mais de uma surpresa haveria se pudesse vê-lo
agachado e escondido debaixo da ilusão que se chama carne.
O erro é ver na mente exterior um ente real.
- Victor Hugo (Os Trabalhadores do Mar).

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Perolas Colhidas: Os Sofrimentos do Jovem Werther

A espécie humana é absolutamente uniforme. A maior parte trabalha quase o tempo todo para viver, e o pouco que lhe resta da liberdade amedronta-as de tal modo que procuram todos os meios para se livrarem dela.

Os homens estão sempre se queixando: por terem poucos dias bons e tantos dias ruins, o que me parece quase sempre injusto. Se o nosso coração estivesse sempre aberto para desfrutar o bem que Deus diariamente nos concede, teríamos por sua vez, força suficiente para suportar o mal quando ele viesse.

Temos que nos resignar, como um viajante que encontra uma montanha em seu caminho. Certamente, se a montanha não estivesse ali, o caminho seria mais cômodo e mais curto, mas já que está ali, vamos  vamos ultrapassá-lo.

Falta a mola que impulsiona a minha vida; desapareceu o estímulo, que me mantinha acordado até altas horas da noite e que pela manhã me despertava.

- Trecho do Livro "Os Sofrimentos do Jovem Werther", de Goethe.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O Rei e Suas Quatro Esposas

Era uma vez um rei que tinha 4 esposas.
Ele amava sobremaneira a quarta esposa e a cobria com ricas vestes além de tratá-la com delicadeza.
Preoculpava-se muitíssimo com ela e dava-lhe tudo do melhor.
Ele também amava muito sua terceira esposa.
Orgulhava-se muitíssimo dela e sempre queria exibi-la aos seus amigos.
Contudo, ele tinha medo que um dia, ela o deixasse por outro rei.
Ele amava, ainda a sua segunda esposa.
Ela era uma pessoa de muita consideração, sempre paciente e, de fato, era confidente do rei.
Sempre que o rei enfrentava algum problema, voltava-se para a segunda esposa e esta sempre o ajudava a atravessar tempos difíceis.
Agora, sua primeira esposa era uma companheira muito leal e fazia tudo que estava ao seu alcance para manter o rei e seu reino muito rico e poderoso.
Porém, o rei não amava sua primeira esposa e, embora esta o amasse profundamente, ele raramente a notava.

Um dia, o rei adoeceu.
Há muito sabia que morreria em breve, então pensou em sua vida luxuosa e disse a si mesmo:
- Agora tenho quatro esposas comigo. Mas quando eu morrer, estarei completamente sozinho...Quão só serei eu!
Assim, ele chamou a quarta esposa e lhe perguntou:
- Amei-te mais que a todas, cobri-te com as mais finas vestimentas e mostrei grande cuidado por ti. Agora que estou morrendo, seguir-me-ias e far-me-ias companhia?
- De modo algum!
Respondeu a quarta esposa afastando-se sem mais nenhuma palavra.
A resposta cortou como uma faca afiada o coração do rei.

Então o rei, triste, perguntou a terceira esposa:
- Amei-te tanto por toda a minha vida. Agora que estou morrendo, seguir-me-ias e far-me-ias companhia?
- Não! Respondeu a terceira esposa.
- A vida aqui é tão boa! Casar-me-ei novamente quando morreres!
O coração do rei secou e tornou-se como gelo.

Então, ele perguntou à segunda esposa:
- Sempre me voltei a ti em busca de ajuda e nunca me negastes.
Agora preciso de tua ajuda mais uma vez.
Quando eu morrer, seguir-me-ás e far-me-ás companhia?
- Lamento, mas não posso ajudar-te dessa vez.
Replicou a segunda esposa.
- No máximo, posso acompanhar-te ao túmulo.
A resposta veio como um raio devastando o rei.
Então uma voz soou:
- Eu partirei contigo. Seguir-te-ei não importa aonde fores".
O rei ergueu os olhos e lá estava a primeira esposa.
Ela estava tão magra!
Quase como se sofresse desnutrição.
Muito afligido, o rei disse:
- Eu deveria ter cuidado muito melhor de ti enquanto pude!

Na verdade, todos nós temos quatro esposas em nossas vidas.
A quarta esposa é o nosso corpo.
Não importa quanto tempo e esforço nós generosamente dispensamos para deixá-lo agradável, ele sempre nos deixará quando morrermos.
A terceira esposa são as nossas posses, as nossas propriedades, as nossas riquezas...

Quando morrermos, todas essas coisas vão para os outros.
A segunda esposa é nossa família e amigos.
Não importa quão próximos tenham sido durante nossa vida, o mais longe que podem nos acompanhar é indo ao nosso enterro.
.

A primeira esposa, que é a nossa alma, é muitas vezes deixada de lado por perseguirmos, durante a vida toda, a riqueza, o poder e os prazeres do nosso ego...
Apesar de tudo, nossa alma é a única coisa que sempre irá conosco, não importa aonde formos...

Então, cultive, fortaleça, bendiga, enobreça sua alma agora!
É o maior presente que você pode dar a si mesmo.


- Autor Desconhecido.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A Andorinha e a Inundação na Floresta


Certa vez houve uma inundação numa imensa floresta. O choro das nuvens que deveriam promover a vida dessa vez anunciou a morte. Os grandes animais bateram em retirada fugindo do afogamento, deixando até os filhotes para trás.

Devastavam tudo o que estava à frente. Os animais menores seguiam seus rastros. De repente uma pequena andorinha, toda ensopada, apareceu na contra mão procurando a quem salvar.

As hienas viram a atitude da andorinha e ficaram admiradíssimas. Disseram: "Você é louca! O que poderá fazer com um corpo tão frágil?" Os abutres bradaram: "Utopia! Veja se enxerga a sua pequenez!" Por onde a frágil andorinha passava, era ridicularizada. 

Mas, atenta, procurava alguém que pudesse resgatar. Suas asas batiam fatigadas, quando viu um filhote de beija-flor debatendo-se na água, quase se entregando. Apesar de nunca ter aprendido a mergulhar, ela se atirou na água e com muito esforço pegou o diminuto pássaro pela asa esquerda. E bateu em retirada carregando o filhote no bico.

Ao retornar, encontrou outras hienas que não tardaram a declarar: "Maluca! Está querendo ser heroína?" Mas a andorinha não parou; muito fadigada, só descansou após deixar o pequeno beija-flor em local seguro.

Horas depois, encontrou as hienas debaixo de uma sombra. Fitando-as nos olhos, deu a sua resposta: "Só me sinto digna das minhas asas se eu as utilizar para fazer os outros voares."

No momento há muitas hienas e abutres na sociedade. Não esperem muito dos grandes animais. Esperem deles, sim, incompreensões, rejeições, calúnias e necessidades doentias de poder. Deus não os chama para serem agradáveis heróis, para terem seus feitos descritos nos anais da história, mas para serem pequenas andorinhas que sobrevoam anonimamente a sociedade amando desconhecidos e fazendo por eles o que está ao seu alcance.

Sejam dignos das suas asas. É na insignificância que se conquistam os grandes significados, é na pequenez que se realizam os grandes atos.

- Trecho do Livro "O Vendedor de Sonhos", de Augusto Cury.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Mensagens Que Falam: O Vendedor de Sonhos


Jesus jamais usou seu poder para controlar as pessoas. Ele jamais usou seu poder para seduzir platéias e conquistar seguidores. Por isso, contrariando o Marketing político, dizia aos que ajudava: Não conte a ninguém! 
Se não o seguissem pela loucura espontânea de um amor insondável, não queria seguidores. Pois Jesus não estava atrás de servos, mas de amigos. 

Milagres não convencem. 
Se convencessem, Judas não trairia Jesus.
Milagres podem mudar o corpo, mas não mudam a psique.
Se mudassem, Jesus impediria Pedro de negá-lo.

Sociológicamente falando, os irresponsáveis são mais felizes do que os responsáveis. O problema é que os irresponsáveis dependem dos responsáveis para serem carregados.

O dinheiro em si mesmo não traz felicidade, mas a falta dele pode tirá-la drasticamente. 
O dinheiro não enlouquece, mas o amor por ele destrói a serenidade.
A ausência do dinheiro nos torna pobres, mas o mau uso dele nos torna miseráveis.

Deus, quem és Tu?
Por que te calas diante das loucuras de alguns religiosos e não abrandas o mar de dúvidas dos céticos? Por que disfarças teus movimentos atrás das leis da física e escondes a tua assinatura nos eventos que ocorrem ao acaso?

- Trecho do Livro "O Vendedor de Sonhos", de Augusto Cury. 

domingo, 8 de janeiro de 2012

A Lei e a Graça


Em nossa própria força nunca poderemos realizar a vontade de Deus. Viver a vida cristã não é difícil, é impossível. Por isso, Deus enviou o Espírito Santo para viver em nós e capacitou-nos a obedecer os seus mandamentos.

A lei dispõe: "Obedeça as ordenanças"; 
Mas a graça afirma: "O dom de Deus é gratuito".
A lei diz: "Veja aí seus pecados e erros"; 
E a graça afirma: "Venha a Deus. Ele o aceita como você é.
A lei clama: "Obedeça senão irás morrer"; 
Mas a graça diz: "Receba Jesus como o seu Salvador e serás salvo."

- Trecho do Livro "O Sangue",de Benny Hinn.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Obra Versus Caráter

O que significa ter uma vida verdadeiramente grande? Na avaliação de Deus, quais os requisitos mais importantes que podemos ter? Inteligência? Força? Feitos? 

Em primeiro lugar, precisamos entender que não temos o poder de impressionar o Senhor. Um homem pode fazer muitas coisas, mas de certo ponto de vista, isso não será muito valioso diante de Deus. Seria a mesma coisa que uma criança, com um barquinho de papel, tentando ensinar a arte da construção náutica a um experiente engenheiro naval. O caráter, portanto, e não as obras é o ponto de partida para a avaliação de Deus. O que você é sempre falará mais alto do que aquilo que você faz. 

Ser é mais importante que fazer, e mais difícil também. Ser implica em mudanças. Estamos numa época em que nos preocupamos mais em produzir e mostrar resultados. Deus, por sua vez, está mais preocupado em que sejamos pessoas de caráter esmerado. A verdade é que trabalhamos muito pelas obras, mas pouco pelo caráter. Empregamos pouquíssima parte de nosso tempo buscando ser como Jesus.

É claro que nossas obras tem importância para Deus, inclusive glorificam-no (I Pe 2.12), mas em sua avaliação o que verdadeiramente conta é aquilo que somos. É neste ponto que um abismo se abre entre aqueles que são e aqueles que meramente fazem.

Muitos são bons para fazer, possuem admiráveis habilidades, comunicam-se bem em público, são bons músicos. No entanto, poucos deles possuem um caráter lapidado e aprovado por Deus.

Você pode não tocar bem, mas se você possui a semelhança de Jesus, as pessoas serão tocadas e quebrantadas por sua vida. As pessoas sentirão desejo de viver uma vida diferente, e isto é que realmente importa.

Não estou querendo dizer que devemos desprezar as atividades práticas, como desenvolver habilidades. Se tivermos que fazer algo a Deus, façamo-lo da melhor forma possível. Mas a mais importante de nos capacitarmos é nitrir uma intensa busca pelo caráter de Cristo.

As obras são importantes sim, pois chamam a atenção dos homens, mas é o caráter que chama a atenção de Deus, por quem de fato seremos julgados um dia. 

- Trecho do Livro "A Ação da Cruz", de José Rodrigues.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O Motivo de Orarmos


Por que é que a gente tem de orar? Se Deus sabe de tudo e tem todo o poder, por que é que Ele não cura as pessoas automaticamente sem que eu tenha que pedir isso?

- Uma das razões de Deus para que oremos é que Ele quer ser o nosso Pai. Assim como uma criança aprende a conhecer o coração do pai conversando com ele, a oração nos ajuda a formar um relacionamento íntimo com Deus. Da mesma forma que os homens que enfrentaram batalhas difíceis juntos se tornam muito unidos, nós nos apegamos mais a Deus durante as guerras espirituais, quando oramos intensamente.

- Trecho do Livro "Me dá Mais Uma Chance, Senhor", de Lorraine Petterson.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Eu Voltarei!


Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição?

Eu nunca havia detido minha atenção a esse detalhe.
Em João 20.7 - nos contam que aquele lenço que foi colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra.

"Bem cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena veio à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus tanto amara (João Batista) e disse ela: "Eles tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde eles o levaram".
Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá primeiro chegou. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou. Então Simão Pedro chegou e entrou. Ele também notou os lençóis ali deixados, enquanto o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado e colocado em um lado."

Isso é importante? Definitivamente.
Isso é significante? Sim.
Para entender a significância do lenço dobrado, você tem que entender um pouco a respeito da tradição Hebraica daquela época. O lenço dobrado tem que a ver com o Amo e o Servo; e todo menino Judeu conhecia a tradição.

Quando o servo colocava a mesa de jantar para o seu amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que o amo queria. A mesa era colocada perfeitamente e o servo esperaria fora da visão do amo até que o mesmo terminasse a refeição. O servo não se atrevia nunca tocar a mesa antes que o amo tivesse terminado a refeição.
Se o amo tivesse terminado a refeição, ele se levantaria, limparia seus dedos, sua boca e limparia sua barba e embolaria seu lenço e o jogaria sobre a mesa. Naquele tempo o lenço embolado queria dizer: "Eu terminei". Eu não sabia a respeito.

Se o amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o servo não ousaria em tocar a mesa porque o lenço dobrado quer dizer: "Eu voltarei!"
Ele está voltando! O recado nos foi dado claramente!
Oro para que você seja abençoado com a paz e a alegria em sabe que Ele está voltando e isso pode ser muito breve.

Esteja pronto, preparado!

- Fonte Desconhecida.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Ditos Proveitosos


Quanto mais gorda a porca, mais deseja a lama; quanto mais gordo o boi, mais alegre vai para o matadouro; e quanto mais saudável o homem lascivo, mais inclinado é ao mal.

As mulheres têm o desejo de andar arrumadas e belas, mas a mais bonita é a que se adorna com o que é valioso aos olhos de Deus.

É mais fácil vigiar uma ou duas noite do que ficar alerta um ano inteiro. É mais fácil professar a fé da boca para fora do que ser fiel à doutrina até o fim.

Qualquer capitão, ao ver seu navio em perigo em meio à tempestade, não hesita em lançar pela amurada as coisas de menor valor. Que é que lançaria primeiro as coisas mais valiosas? Ninguém, senão o que não teme a Deus.

Um só vazamento faz afundar o navio, e um só pecado destrói o pecador.

Quem esquece um amigo é ingrato para com ele; mas quem esquece o Salvador não tem misericórdia de si mesmo.

Aquele que vive no pecado e busca a felicidade aqui é como quem semeia o joio e sonha em encher o celeiro de trigo ou cevada.

Se um homem quer viver bom, que nunca descuide do último dia, e faça deste seu companheiro.

Murmurações e mudanças de idéia provam que o pecado anda no mundo.

Se o mundo, que Deus despreza, é tido como coisa tão valiosa pelos homens, que durão eles do céu, que Deus elogia?

Se relutamos tanto em deixar esta vida, que nos traz tantos tormentos, que dizer da vida lá do alto?

Todos alardeiam a bondade dos homens; mas quem se comove com a bondade de Deus?

- Trecho do Livro "A Peregrina", de John Bunyan.