domingo, 22 de janeiro de 2012

O Inverno do Coração

É fácil adorar a Deus quando as coisas vão bem - quando ele provê comida, amigos, família, saúde e situações felizes. Mas as circunstâncias não são sempre agradáveis. E como então você irá adorar a Deus? O que você faz quando Deus parece estar a milhões de quilômetros?

A mais profunda adoração é louvar a Deus a despeito da dor, dar graças durante a provação, manter a confiança nele em meio à tentação, render-se a ele durante um sofrimento e amá-lo quando ele parece distante.

Amizades são frequentemente testadas por separação e silêncio; ou você é separado por uma distância física, ou está impossibilitado de conversar. Na sua amizade com Deus, não será sempre que você se sentirá próximo dele. Para amadurecer a amizade, Deus irá testá-lo com períodos de aparente separação - épocas em que se tem o sentimento de que Deus nos abandonou ou esqueceu. Tem-se a impressão de que Deus está a quilômetros de distância. Muitos se referem a esses dias de seca espiritual, dúvida e distanciamento de Deus como "a noite escura da alma, o ministério da ausência, o ministério da noite ou o inverno do coração". 

Nos dias de hoje, o erro mais comum que os cristãos cometem ao adorar é buscar uma experiência em vez de buscar a Deus. Eles buscam sensações e, se elas ocorrem, concluem que foram bem-sucedidos em adorar. Errado! Na realidade, Deus em geral afasta as nossas sensações - mesmo uma sensação de proximidade com Cristo - não é adoração. 

Quando você é um cristão novo, Deus lhe dá muitas emoções comprobatórias e frequentemente responde às orações mais imaturas e egoístas, tudo para que você saiba que ele existe. Mas, à medida que você crescer na fé, ele irá emancipá-lo dessa dependência. 

A onipresença de Deus e a manifestação de sua presença são coisas diferentes. Uma é fato; a outra é frequentemente uma sensação. Deus está sempre presente, mesmo que você não perceba sua presença, e sua presença é muito profunda para ser medida por uma mera emoção. 

Sim, ele quer que você sinta a sua presença, porém ele está mais interessado que você confie, e não tanto que o sinta. Fé, e não sentimentos, agrada a Deus. "Nunca duvide na escuridão do que Deus lhe disse na luz". 

- Trecho do Livro "Uma Vida Com Propósito", de Rick Warren.

Nenhum comentário:

Postar um comentário