quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O Rei e Suas Quatro Esposas

Era uma vez um rei que tinha 4 esposas.
Ele amava sobremaneira a quarta esposa e a cobria com ricas vestes além de tratá-la com delicadeza.
Preoculpava-se muitíssimo com ela e dava-lhe tudo do melhor.
Ele também amava muito sua terceira esposa.
Orgulhava-se muitíssimo dela e sempre queria exibi-la aos seus amigos.
Contudo, ele tinha medo que um dia, ela o deixasse por outro rei.
Ele amava, ainda a sua segunda esposa.
Ela era uma pessoa de muita consideração, sempre paciente e, de fato, era confidente do rei.
Sempre que o rei enfrentava algum problema, voltava-se para a segunda esposa e esta sempre o ajudava a atravessar tempos difíceis.
Agora, sua primeira esposa era uma companheira muito leal e fazia tudo que estava ao seu alcance para manter o rei e seu reino muito rico e poderoso.
Porém, o rei não amava sua primeira esposa e, embora esta o amasse profundamente, ele raramente a notava.

Um dia, o rei adoeceu.
Há muito sabia que morreria em breve, então pensou em sua vida luxuosa e disse a si mesmo:
- Agora tenho quatro esposas comigo. Mas quando eu morrer, estarei completamente sozinho...Quão só serei eu!
Assim, ele chamou a quarta esposa e lhe perguntou:
- Amei-te mais que a todas, cobri-te com as mais finas vestimentas e mostrei grande cuidado por ti. Agora que estou morrendo, seguir-me-ias e far-me-ias companhia?
- De modo algum!
Respondeu a quarta esposa afastando-se sem mais nenhuma palavra.
A resposta cortou como uma faca afiada o coração do rei.

Então o rei, triste, perguntou a terceira esposa:
- Amei-te tanto por toda a minha vida. Agora que estou morrendo, seguir-me-ias e far-me-ias companhia?
- Não! Respondeu a terceira esposa.
- A vida aqui é tão boa! Casar-me-ei novamente quando morreres!
O coração do rei secou e tornou-se como gelo.

Então, ele perguntou à segunda esposa:
- Sempre me voltei a ti em busca de ajuda e nunca me negastes.
Agora preciso de tua ajuda mais uma vez.
Quando eu morrer, seguir-me-ás e far-me-ás companhia?
- Lamento, mas não posso ajudar-te dessa vez.
Replicou a segunda esposa.
- No máximo, posso acompanhar-te ao túmulo.
A resposta veio como um raio devastando o rei.
Então uma voz soou:
- Eu partirei contigo. Seguir-te-ei não importa aonde fores".
O rei ergueu os olhos e lá estava a primeira esposa.
Ela estava tão magra!
Quase como se sofresse desnutrição.
Muito afligido, o rei disse:
- Eu deveria ter cuidado muito melhor de ti enquanto pude!

Na verdade, todos nós temos quatro esposas em nossas vidas.
A quarta esposa é o nosso corpo.
Não importa quanto tempo e esforço nós generosamente dispensamos para deixá-lo agradável, ele sempre nos deixará quando morrermos.
A terceira esposa são as nossas posses, as nossas propriedades, as nossas riquezas...

Quando morrermos, todas essas coisas vão para os outros.
A segunda esposa é nossa família e amigos.
Não importa quão próximos tenham sido durante nossa vida, o mais longe que podem nos acompanhar é indo ao nosso enterro.
.

A primeira esposa, que é a nossa alma, é muitas vezes deixada de lado por perseguirmos, durante a vida toda, a riqueza, o poder e os prazeres do nosso ego...
Apesar de tudo, nossa alma é a única coisa que sempre irá conosco, não importa aonde formos...

Então, cultive, fortaleça, bendiga, enobreça sua alma agora!
É o maior presente que você pode dar a si mesmo.


- Autor Desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário