sábado, 18 de agosto de 2012

O Que é Santidade?

O que é santidade? Novamente deve-se insistir: não é obedecer a regras. Santidade consiste em absorver os valores dignos de outra pessoa. Quando andamos com alguém, especialmente alguém que amamos e admiramos, é normal que comecemos a absorver os valores daquela pessoa: assumimos seus trejeitos, sua maneira de falar, de se comportar, de agir. Isso acontece muito entre os adolescentes: se dois adolescentes andam juntos, o que tem a personalidade mais fraca vai assumindo o jeito do que tem a personalidade mais forte. 


Os namorados, casados e companheiros de longas datas também demonstram essa verdade. Ora, ninguém tem uma personalidade mais forte do que a de Jesus: se nós o amamos e admiramos, e andamos com ele, é simplesmente normal que comecemos a absorver os seus valores. À medida que gastamos tempo com Jesus, os seus valores santos vão sendo incorporados a nós, e passam a fazer parte de nossa natureza: isto é santidade. 

Observe que falar de santificação e de santidade não significa cobrar das pessoas: "Irmãos, vamos ser santos: vamos jogar a televisão fora, vamos rasgar as revistas, vamos parar de ler Manchete, Capricho, parar de assistir Ratinho, parar de jogar no bicho, não pode mais ir à praia nem ao campo de futebol, etc." Porque se for assim haverá sempre o perigo de a pessoa dizer: "Pronto, deixei tudo isso - e agora? Sou santo?" Não! Você é "religiosamente bem trabalhado", mas não santo. Porque santo não é você deixar de fazer certas e determinadas coisas. Ser santo é absorver os valores da pessoa que você mais ama e admira: Jesus! 

Se eu amar a Deus de verdade, se o meu coração for puro diante dele, os defeitos que tenho em minha mente, meus desejos e meus pensamentos serão eliminados ou esclarecidos, a seu tempo. O que Deus espera de mim não é que eu tenha uma mente absolutamente disciplinada, que nunca pense algo errado, que seja total e perfeitamente certa — assim eu seria Deus. O que é que Deus espera de mim? 

"Quero que você ande comigo de todo o seu coração. Se eu tiver o seu coração e o seu amor, as imperfeições mentais e as falhas no seu caráter não precisam ser motivo de preocupação — a seu tempo tudo isso será corrigido, isso tudo vai ser cuidado, vai dar certo, você vai crescer..." 

Você não tem que ser perfeito. 
Faça apenas o melhor que puder e Deus o aceitará como você é. 

Santidade não é, portanto, perfeição absoluta, pois esta pertence unicamente Ele. Deus não quer de nós uma perfeição angelical, mas a santidade é possível mesmo com nossa humanidade. Deus deseja apenas o nosso melhor, que pode não se comparar ao melhor dos anjos, nem ao melhor dos santos, mas, se for o meu tudo, será o suficiente para agradar a Deus. 

"Senhor, o meu melhor, comparado ao do Pr. fulano de tal, é tão fraquinho..." Mas Deus responde: "Não, eu não estou querendo comparar você ao Pr. Fulano de Tal. Eu quero o seu melhor. Isto é o melhor que você tem?" "É, Senhor, mas o meu melhor, tu sabes, ainda está todo cheio de remendos..." "Não interessa." "É o melhor?" "Sim, é o meu tudo". "Então basta". 

Não é necessário que nos preocupemos em saber se o nosso melhor é igual ao melhor de Santo Antônio, nem de São Benedito, nem de Santa Ângela, nem do São Miguel. Basta entregarmos o que temos. É o suficiente.

- Trecho do Livro "É Proibido", de Ricardo Gondim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário