sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Aprenda a Descansar a Cada Dia

Trabalhamos desesperadamente para comprar objetos e quinquilharias que a propaganda nos faz pensar que precisamos. Não temos tempo para ler, ouvir música ou meditar porque precisamos de mais dinheiro para comprar roupas e impressionar gente de que não gostamos. 

Vivemos sob constante estresse porque aprendemos desde nossa infância que as pessoas bem-sucedidas devem dirigir um certo tipo de carro, viajar a determinados lugares e conviver com gente de projeção. Perdemos os nossos ideais, frustramos nossas vocações e desrespeitamos os nossos princípios para podermos nos ajustar a essas expectativas. 

Infelizmente o mesmo acontece no meio religioso. Passamos a exigir dos outros e de nós mesmos um comportamento que visa apenas agradar as pessoas que nos rodeiam ou preencher as expectativas que nos foram impostas por nossa cultura religiosa. Uma cultura de desempenhos e não da graça. 

Deus não exige que o amemos com a força dos anjos ou com o denodo de Paulo. Não há qualquer pressão divina para que minha fé se iguale à de Elias. Deus quer que eu o ame de todo o meu coração, de toda minha mente e de todas as minhas forças. O que sou e o que tenho pode não ser muito, mas, se eu entregar a ele, será suficiente. Não há necessidade de me tensionar a ir além de minha capacidade para, no fim de tudo, terminar ansioso e frustrado. Deus não quer isso de mim. 

Muitas vezes não descansamos porque estamos querendo superar as expectativas das pessoas, e quanto mais corremos mais nos vemos incapazes. Assim como Deus descansou no sábado, não porque estivesse cansado mas porque estava satisfeito com a sua criação - que depois do homem era muito boa -, devemos também aprender a deitar nossa cabeça no travesseiro e descansar a cada dia com a convicção de que, se não conseguimos ser os mais ricos, os mais inteligentes e os mais espirituais, fomos tudo o que podíamos ser. 

"Eis o que eu vi: boa e bela coisa é comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, com que se afadigou debaixo do sol, durante os poucos dias da vida que Deus lhe deu; porque esta é a sua porção". (Ec 5:18)

- Trecho do Livro "É Proibido", de Ricardo Gondim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário