domingo, 19 de agosto de 2012

O Processo da Santificação

Santidade, assim como a felicidade, não acontece por uma decisão nossa. Ninguém é feliz só por querer ser feliz. Afirmar: "De hoje em diante eu vou ser feliz" é uma declaração inócua. Felicidade é decorrente de atitudes que você toma em sua vida. 

Semelhantemente, santidade não acontece porque a pessoa se programou e se disciplinou: "Eu sou espartano no meu procedimento. Eu sou disciplinado. No dia em que disse que ia deixar de fumar, deixei. No dia em que disse que ia fazer regime, fiz regime e emagreci vários quilos. Eu tenho força de vontade: vou ser santo". Não vai. E impossível, porque a santidade não acontece como um ato de nossa própria vontade. 

Estamos incapacitados pelo pecado. O progresso de nossa vida espiritual acontece como desdobramento da ação do Espírito Santo, que nos coloca a caminho do modelo, que é Jesus. Quando andamos no Espírito, somos secretamente abençoados por Deus. Nossa natureza vai sendo moldada por ele e vamos nos aperfeiçoando, modificando, transformando. Muitas vezes, esse processo se dá sem que estejamos conscientes do que ocorre. E uma operação interna, secreta. Vejamos como isso acontece. 

Em primeiro lugar, santificação é decorrente de um convívio com Deus. Somos admoestados em Gálatas 5:16: "Digo, porém: Andai no Espírito, e jamais satisfareis à concupiscência da carne". A repercussão de andar no Espírito é vencer a carne. Dimensões da vida que nos atraíam com um tremendo magnetismo vão perdendo a força. Subitamente nos perguntamos: "Mas como é que eu deixei de gostar daquela coisa de que eu não conseguia me desvencilhar?" Eis o resultado na vida de quem anda com Deus, no Espírito. 

Em segundo lugar, santificação é fruto de nossa compreensão da luz que recebemos. Luz espiritual é essencial para sermos santos. Sem compreensão da verdade pelo Espírito Santo é impossível haver santidade. Quanto mais luz brilhar sobre nós e quanto mais o nosso entendimento for ampliado pela verdade da Palavra de Deus, mais capacidade teremos de andar em santidade diante dele. Estudar a Bíblia, lê-la meditar em seus ensinos constitui-se em condição essencial para sermos santos. 

Em terceiro lugar, santificação acontece como fruto da atuação do Espírito Santo, nos transformando de uma maneira sobrenatural. Santificação vem como relacionamento, como compreensão das Escrituras e também pela atuação sobrenatural do Espírito de Deus em nós. Ele transforma os filhos de Deus de uma maneira sobrenatural. 

Em quarto lugar, santificação acontece como resultado de um processo de entrega e rendição contínua diante de Deus. Se quisermos ser realmente santos tudo o que temos que aprender é dispor nossa vida para que Deus faça o que ele deseja. Só. Nossa oração de santificação deve consistir em: "Senhor, aqui está a minha vida, para que tu operes em mim, com o mesmo poder com que ressuscitaste a Cristo dentre os mortos". Pronto! Essa oração será atendida por Deus e ele fará em nós o que lhe convier. 

Coloque Deus como a porção da sua vida e você naturalmente guardará as palavras dele. Quando Deus for verdadeiramente sua maior riqueza, você caminhará guiado pelos princípios dele. Basta isso. Faça do Senhor sua porção, o resto será conseqüência. Você andará com Deus, viverá com ele e fará a sua vontade.

- Trecho do Livro "É Proibidio...", de Ricardo Gondim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário