sábado, 17 de março de 2012

Pérolas Colhidas: Nunca Desista dos Seus Sonhos

Somos tão criativos que, quando não temos problemas, nós o inventamos.

Ser complicado não é um privilégio de uma pessoa, de um povo, de um grupo social, de uma faixa etária. Adultos e crianças, psiquiatras e pacientes, intelectuais e alunos são complicados, têm momentos em que se irritam por pequenas coisas, sofrem desnecessariamente. Uns mais, outros menos.

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 
A paciência tem mais poder do que a força.

Os jovens precisam desenvolver urgentemente resistência intelectual e emocional para suportar perdas, derrotas, humilhações, injustiças. O que diferencia os jovens que fracassam dos que têm sucesso não é a cultura, mas a capacidade de superação das adversidades da vida.

Todos deveríamos em algum momento da existência questionar nossas vidas e analisar pelo que estamos lutando. Quem não consegue fazer esse questionamento será servo do sistema, viverá para trabalhar, cumprir obrigações profissionais e apenas sobreviver. Por fim sucumbirá no vazio.

Basta estar vivo para correr riscos. Riscos de fracassar, ser rejeitado, frustrar-se consigo mesmo, decepcionar-se com os outros, ser incompreendido, ofendido, reprovado, adoecer. Não devemos correr riscos irresponsáveis, mas também não devemos temer andar por terrenos desconhecidos, respirar ares nunca antes aspirados.

Existem várias formas de restrição à liberdade. As preocupações existências, os pensamentos antecipatórios, a ditadura da estética do corpo e a exploração emocional das propagandas são algumas delas. Gostaria de destacar a fábrica de ícones construída pela mídia. Os jovens não têm seus pais, professores e os demais profissionais que lutam para vencer profissionalmente como seus modelos de vida. Seus modelos de vida são mágicos: atores, esportistas, cantores que fazem sucesso do dia para noite. Este modelo mágico não tem alicerces, não dá subsídios para suportar dificuldades e enfrentar desafios. Cria uma masmorra interior, sonhos inalcançáveis.

Muitos detestam o lixo do escritório, mas não se importam com o lixo acumulado no território da sua emoção.

Se formos livres por dentro, nada nos aprisionará por fora.

Um bom profissional se prepara para os sucessos, um excelente se prepara para o fracasso.

Há uma grande diferença entre o individualismo e a individualidade. O individualismo é uma característica doentia da personalidade, ancorada na incapacidade de aprender com os outros, na carência da solidariedade, no desejo de atender em primeiro, segundo e terceiro lugar aos próprios interesses. Em último lugar ficam as necessidades dos outros. A individualidade, por sua vez, é ancorada na segurança, na determinação, na capacidade de escolha. É, portanto, uma característica muito saudável da personalidade. Infelizmente, desenvolvemos freqüentemente o individualismo, e não a individualidade.

O homem que se vinga quando vence não é digno da sua vitória. (Voltaire)

Dar o primeiro passo, proferir uma nova palavra é o que as pessoas mais temem. (Dostoievski)

Quando o mundo nos abandona, a solidão é superável, mas quando nós mesmos nos abandonamos, a solidão é quase insuportável.

- Trechos do Livro "Nunca Desista dos Seus Sonhos", de Augusto Cury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário