sábado, 30 de março de 2013

Mensagens Que Falam: O Poder dos Quietos

É fácil confundir lábia com talento.

Acho que as pessoas que são tímidas continuam sempre tímidas, mas aprendem a superar isso.  
– Eleonor Roosevelt

Pessoas sensíveis tem a pele mais fina...

De uma forma suave, você pode sacudir o mundo. 
- Mahatma Gandhi

Mantenha-se verdadeiro em relação à sua própria natureza. Se você gosta de fazer as coisas de um jeito lento e constante, não deixe os outros fazerem com que você sinta que precisa se apressar. Se você gosta de profundidade, não se force a procurar amplidão. Se você prefere realizar uma tarefa sozinho a várias ao mesmo tempo, confie no seu instinto.

Apesar de eu não fazer nenhuma tentativa em especial para observar a disciplina do silêncio, viver sozinho me faz automaticamente abster-se dos pecados do discurso.

Certas pessoas tendem a me fazer sentir como se “precisasse estar alegre ou excitada, mesmo que isso não seja verdade”.

O conselho frequentemente citado de Shakespeare, “seja verdadeiro para si mesmo”, corre em nosso DNA filosófico. Muitos de nós se sentem desconfortáveis com a ideia de adotar uma “falsa” persona por qualquer período de tempo. E se agirmos de forma diferente do nosso caráter ao convencer a nós mesmos de que nosso falso eu é real, no fim das contas podemos nos esgotar sem nem saber por quê.

O encontro entre duas personalidades é como o contato entre duas substâncias químicas; se houver alguma reação, ambas são transformadas. 
- Carl Jung

Provavelmente o mais comum – e danoso – mal entendido sobre tipos de personalidade é o de que introvertidos são antissociais e extrovertidos são pro-sociais. Mas vimos que nenhuma dessas formulações é correta; introvertidos e extrovertidos são sócias de formas diferentes.

Nossa cultura tornou uma virtude viver apenas como extrovertidos. Desencorajamos a jornada interior, a busca por um centro. Então perdemos nosso centro e temos que encontra-lo novamente. 
- Anais Nin

- Trechos do Livro "O Poder dos Quietos", de Susan Cain.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Quando Eles Finalmente Conseguem

"Eu vi em primeira mão
o quanto é difícil para os introvertidos
avaliarem seus próprios talentos
e o quanto é magnífico
quando eles finalmente conseguem".
- Susan Cain (O Poder dos Quietos)

quarta-feira, 27 de março de 2013

Medo de Falar em Público

Uma teoria, baseada nos escritos do sociólogo E. O. Wilson, diz que quando nossos ancestrais viviam na savana, ser observado atentamente significava apenas uma coisa: um animal selvagem estava à espreita. 

E quando pensamos que estamos prestes a ser comidos, ficamos de pé e discursamos com confiança? Não. Nós fugimos. Em outras palavras, centenas de milhares de anos de evolução nos impelem a sair correndo do palco, onde podemos confundir o olhar dos espectadores com o brilho nos olhos do predador. Mesmo assim, o público não apenas espera que permaneçamos no lugar, mas que ajamos com desenvoltura e segurança. 

Esse conflito entre biologia e protocolo é uma das razões pelas quais fazer discursos pode ser tão assustador. É também por isso que conselhos como imaginar o público nu não ajuda oradores nervosos; leões nus são tão perigosos quanto leões elegantemente vestidos.

- Trecho do Livro "O Poder dos Quietos, de Susan Cain.

terça-feira, 26 de março de 2013

Pessoas Altamente Sensíveis

Pessoas altamente sensíveis tendem a ser atentos observadores que olham antes de dar um salto. Eles organizam suas vidas de forma a limitar surpresas. Muitas vezes são sensíveis a visões, cheiros, som, dor, café. Tem dificuldade quando são observadas (no trabalho ou, digamos, tocando em um recital) ou julgadas por méritos gerais (em um encontro, em entrevistas de emprego). 

As pessoas altamente sensíveis tendem a ter uma orientação filosófica ou espiritual, em vez de materialista ou hedionista.  Elas não gostam de conversa fiada. Muitas vezes descrevem-se como criativas ou intuitivas. Têm sonhos vívidos e muitas vezes conseguem se lembrar deles no dia seguinte. Amam músicas, natureza, arte, beleza física. Tem emoções excepcionalmente fortes – muitas vezes acessos agudo de alegria, mas também de tristeza, melancolia e medo. 

Pessoas altamente sensíveis também processam informações sobre seus ambientes – físicos e emocionais – com uma profundidade rara. Elas tendem a perceber sutilezas que os outros não percebem – a mudança de humor de uma pessoa ou, digamos, uma lâmpada brilhando um pouco mais.

- Trecho do Livro "O Poder dos Quietos", de Susan Cain.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Introvertidos X Extrovertidos

Introvertidos são atraídos pelo mundo interior do pensamento e do sentimento, extrovertidos são atraídos pela vida externa de pessoas e atividades.

Introvertidos focam no significado que tiram dos eventos ao seu redor; extrovertidos mergulham nos próprios acontecimentos.

Introvertidos recarregam suas baterias ficando sozinhos; extrovertidos precisam recarregar quando não socializam o suficiente.

Introvertidos sentem-se “bem” com menos estímulos, como quando tomam uma taça de vinho com um amigo próximo, fazem palavras cruzadas ou leem um livro. Extrovertidos gostam da vibração extra de atividades como conhecer pessoas novas, esquiar em montanhas perigosas ou colocar música alta.

Introvertidos muitas vezes trabalham de forma mais lenta e ponderada. Eles gostam de se focar em uma tarefa de cada vez e podem ter um grande poder de concentração. São relativamente imunes às tentações da fama e fortuna.
Extrovertidos tendem a terminar tarefas rapidamente. Eles tomam decisões de forma diferente (e às vezes drásticas) e sentem-se confortáveis com muitas tarefas ao mesmo tempo e ao correr riscos. Gostam da “excitação da caça” por recompensas como dinheiro e status.

Introvertidos podem ter várias habilidades sociais e gostar de festas e reuniões de negócios, mas depois de um tempo desejam estar em casa de pijamas. Eles preferem devotar suas energias sociais aos amigos íntimos, colegas e família. Ouvem mais que falam e muitas vezes sentem que se exprimem melhor escrevendo do que falando. Tendem a não gostar de conflitos. Muitos têm horror a jogar conversa fora, mas gostam de discussões profundas.

Os extrovertidos, por outro lado, são pessoas que darão vida ao seu jantar entre amigos e rirão generosamente de suas piadas. Eles tendem a ser assertivos, dominantes e necessitam muito de companhia. Extrovertidos pensam em voz alta e rapidamente; preferem falar a escutar, raramente se encontram sem palavras e ocasionalmente vomitam palavras que nunca quiseram dizer. Sentem-se confortáveis em conflitos, mas não com a solidão.

- Trecho do Livro "O Poder dos Quietos", de Susan Cain. 

domingo, 24 de março de 2013

É Uma Longa História

"As pessoas que dizem 
que é uma longa história dão a entender 
que é uma história curta e estúpida, 
mas que estão muito envergonhadas 
e não conseguem 
se dar o trabalho de contar".
- Cecelia Ahern (Onde Terminam os Arco Íris) 

sábado, 23 de março de 2013

Um Sentimento

"Aprendi que lar não é um lugar,
e sim um sentimento".

- Cecelia Ahern (Onde Terminam os Arco Íris)

sexta-feira, 22 de março de 2013

Quando Alcançarei Maturidade?

Quando comecei a escola, achava que as pessoas da sexta série eram muito velhas e sábias, ainda que não tivessem mais de 12 anos. Quando cheguei aos 12, calculava que as pessoas no segundo grau, de 18, deviam saber de tudo. Quando cheguei aos 18, pensava que uma vez que tivesse terminado a faculdade, seria realmente madura. Aos 25, ainda não havia entrado para a faculdade, mas estava convencida de que quando alcançasse os 30, teria ao menos alguma pista do que estava acontecendo. Não, ainda não tenho.

Portanto estou começando a achar que quando tiver 50, 60, 70, 80, 90 anos, ainda não estarei mais próxima de ser inteligente e sábia. Talvez as pessoas que tiveram vidas longas, muito longas, visto tudo, viajado pelo mundo, tido filhos, atravessado seus traumas pessoais, superado seus demônios e aprendido duras lições de vida estarão pensando em seu leito de morte: Deus, as pessoas no céu devem realmente saber de tudo.

- Trecho do Livro "Onde Terminam os Arco Íris, de Cecelia Ahern.

quinta-feira, 21 de março de 2013

O Problema do Paraíso

"Bem, esse é o problema do paraíso.
Nada atrai mais a serpente".
- Cecelia Ahern (Onde terminam os Arco Íris)

quarta-feira, 20 de março de 2013

Sonoridade da Ciência

“Na verdade, eu gosto do modo
como os médicos falam.
Gosto da sonoridade da ciência.
Gosto de como palavras incompreensíveis
explicam coisas incompreensíveis”.
- R. J. Palácio (O Extraordinário) 

terça-feira, 19 de março de 2013

Pelo Menos Uma Vez Na Vida

“Acho que devia haver uma regra
que determinasse que
todas as pessoas do mundo
tinham que ser aplaudidas de pé
pelo menos uma vez na vida.”
- R. J. Palácio (O Extraordinário) 

segunda-feira, 18 de março de 2013

Apenas Uma Noite Normal

“É tão estranho como uma noite
pode ser a pior da sua vida,
mas, para o restante das pessoas,
ser apenas uma noite normal.”
- R. J. Palácio (o Extraordinário)

domingo, 17 de março de 2013

Difícil Disfarçar

“Surpresa é uma daquelas emoções 
que pode ser difícil disfarçar, 
tanto quando você quer parecer surpreso 
e não está 
quanto quando você está 
e não quer demonstrar.”
R. J. Palácio (O Extraordinário)

sábado, 16 de março de 2013

As Coisas Que Não Quero Ver

“Um dos motivos para eu ter
deixado meu cabelo crescer
é que gosto do modo
como a franja cobre meus olhos:
isso me ajuda a tampar as coisas
que não quero ver.”
- R. J. Palácio (O Extraordinário)

quinta-feira, 14 de março de 2013

Você Nunca se Esquece

“Você nunca se esquece
das coisas que fez 

e que sabe
que não deveria ter feito.”
- Cecelia Ahern (A Vez da Minha Vida).

quarta-feira, 13 de março de 2013

Isto é Suficiente a Ser Dito a Seu respeito?

Tu estas sempre em atividade, contudo sempre em descanso
Tu reúnes todas as coisas a ti mesmo, embora não precise de coisa alguma.
O erro te entristece, mas não sofre qualquer dor.
Podes ficar irado, mas sereno.
Tuas obras são variadas, mas o teu propósito é o mesmo.
Recebes aqueles que vem a ti, embora nunca os tenha perdido.
Nunca estás em necessidade, mas te alegra em conquistar.
Nunca é cobiçoso, embora exija um retorno dos seus dons
Perdoa as nossas dívidas, mas não sofre nenhum dano com isso.
Tu és o meu Deus, a minha vida, o meu deleite santo.
Mas, isto é suficiente a ser dito a seu respeito?
Algum homem pode afirmar o bastante quando fala a teu respeito?
No entanto, ai daqueles que se mantém em silêncio no que se refere a Ti.

- Augustine.

terça-feira, 12 de março de 2013

Testemunho Mínimo

"Uma das razões por que damos 
um testemunho mínimo 
sobre a realidade de Deus é que
o nosso entendimento da realidade d'Ele 
também é mínimo.
-John Piper (Provai e Vede)
 

segunda-feira, 11 de março de 2013

Se Você Buscar a Verdade

"Se você buscar a verdade,
poderá encontrar conforto no fim.
Se buscar conforto,
não o alcançará,
e tampouco a verdade,
mas apenas bajulações
e ilusões no começo
e desespero no fim."
- C. S. Lewis.

domingo, 10 de março de 2013

Somente Ele Pode Dar

Todo ser humano é um universo em si mesmo. 
Os seus pais se juntaram a Deus para criar uma alma que jamais deixaria de existir. Ele, como coartíficess, forneceram os materiais, genéticos ou não, que foram combinados de forma única para criar uma obra-prima imperfeita, mas ainda assim extraordinária. 
Então Deus toma em suas mãos o que eles trouxeram, acrescentando o que somente Ele pode dar: vida.

- Trecho do Livro "Travessia", de William P. Young.

terça-feira, 5 de março de 2013

Por Meio do Oferecimento

"Eu aprendo por meio do ensino.
Eu ganho por meio da doação.
Eu colho por meio da semeadura.
Eu recebo por meio do oferecimento."
- T. L. Osborn.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Entre as Pessoas Necessitadas

"O que você faz aos outros,
faz a Cristo.
A fé não é descoberta em belas
palavras em um santuário,
Mas por meio de belas ações
entre as pessoas necessitadas."
- T. L. Osborn.

domingo, 3 de março de 2013

Neles e Através Deles

Não tenho mãos, senão as tuas mãos, para fazer a Minha obra hoje.
Não tenho pés, senão os teu pés, para guiar as almas no caminho.
Não tenho língua, senão a tua língua, para contá-los como morri.
Não tenho ajuda, senão a tua ajuda, a fim de levá-los para o lado de Deus.

A única maneira de Cristo estender os braços e impor as mãos divinas de bençãos sobre a vida das pessoas é por meio daqueles que permitiram que Ele vivesse neles e através deles.

- Trecho do Livro "Você é o Melhor de Deus", de T. L. Osborn.

sábado, 2 de março de 2013

Valor Próprio

"Você não pode valorizar,
amar ou levantar os outros
até que valorize
e ame a si mesmo,e seja erguido
por esse valor próprio."
- T. L. Osborn.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Você é Alguém

"Você é alguém porque Deus
nunca desperdiça o tempo,
fazendo um ninguém."
- T. L. Osborn.