segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Como Rebanho de Cabras

Naquela noite, ao jantar, Mark comunicou à turma que decidira convidar uma colega da sua turma de Geologia para sair com ele na sexta-feira anterior ao recesso de Natal. E foi pedir conselhos a Cris e Katie. 

- Bom, ainda faltam dez dias, principiou Katie. Mas você deve conversar com ela pelo menos nesta sexta, pois, num primeiro encontro assim, é bom ter uma semana de antecedência. (...)

- E aonde vai levá-la pra jantar? indagou Selena. 

- Estou pensando nessa cafeteria nova que abriram em Murrieta, replicou o rapaz. Chama-se “Ninho da Pomba”. Fica ao lado de uma livraria que se chama “A Arca”. Nos finais de semana lá, eles têm música ao vivo. (...)

- Você se importa se eu for também? perguntou Ronny.

Este fitou-o com um olhar estranho. 

- Quero dizer, eu posso convidar uma menina pra ir comigo, se for o caso. Só quero conhecer essa cafeteria. 

- Ah, que negócio é esse de convidar uma menina pra ir com você se for o caso? interveio Selena, dando um leve murro no braço do seu colega. 

O rapaz dirigiu-lhe um sorriso com a boca meio torta, que era sua marca registrada. 

- ‘Tá querendo dizer que você vai comigo? indagou ele para a colega. 

- Não, seu “panaca”, que não entende as coisas. Convide a Vicki! 

Cris sabia que Vicki, a colega de quarto da Selena, sempre queria receber atenção dos rapazes do campus. 

- Mas será que ela ainda conversa comigo? perguntou Ronny. 

- Só tem um jeito de ficarmos sabendo, explicou a colega. É se você a convidar pra sair. 

Ronny inclinou a cabeça de lado e fitou a amiga com uma expressão meio tímida. 

- Você pode convidá-la pra mim? pediu. 

- Oh, seu medroso! exclamou Selena. 

- O que é que há com vocês, rapazes? interveio Katie. Parece que têm medo de nós, as garotas! (...)
- Estou falando sério, gente, insistiu Katie. Por que não há homens nesta escola... Não; vou mudar. Por que não há homens no mundo que saibam iniciar um relacionamento com uma mulher? 

- De que é que ela ‘tá falando? indagou Selena, olhando para Cris. 

- Pois vou lhe dizer do que estou falando, replicou Katie. Estou falando de namoro sério, de correr riscos, de homens que não têm medo de ser homens. Estou falando de homens que não têm medo de se aproximar ousadamente de uma moça e lhe dizer: “Os teus cabelos são como o rebanho de cabras. Quer sair comigo hoje?” 

Cris soltou uma risada e os outros riram também. Ela não sabia se todos eles entendiam que sua colega estava fazendo referência a um texto de Cântico dos Cânticos. 

- E pode mandar flores também, mas isso é opcional, continuou Katie em meio ao rumor dos risos que já iam diminuindo. 

- Sabe o que mais? interpôs Mark. Você tem razão. Vou procurar a Jenna agora mesmo e convidá-la pra sair comigo. 

- Não vai querer que todos nós vamos juntos né? perguntou Selena em tom de brincadeira. 

Os olhos do rapaz brilharam e ele se virou para a colega. 

- Excelente idéia! exclamou. Assim, em vez de só eu e o Ronny arranjarmos esse encontro de duplas, que ia ser meio estranho, todos vocês poderiam ir também. Aí eu digo pra Jenna que é a turma toda que vai lá. Desse modo, nem vai ficar parecendo que estamos tendo um encontro. 

-Ah, você não tem jeito! disse Katie. Aqui estou eu, tentando lhe dar um conselho sábio e você vira e chama todo mundo pra servir de “isca” pra moça, e seu encontro fica mais ou menos “disfarçado”. 

- Você não é “isca” não, Katie, replicou Mark, olhando com uma expressão de admiração. 

E aqui ele se debruçou ligeiramente sobre a mesa e, embora todos estivessem ouvindo suas palavras, ele se dirigiu unicamente a ela. 

- Você, continuou ele, é uma jovem muito especial e tenho certeza de que, algum dia, vai aparecer um homem que tem um encanto e um jeito espirituoso igual ao seu. Contudo acho que você já pensou nisso, esse cara não pode ser um rapaz do interior, como eu. 

- Ah, bobagem! replicou ela. Eu achava que só um rapaz do interior ia saber dizer essa frase sobre o rebanho de cabras. 

- Este rapaz do interior aqui não sabe. 

- Não, retorquiu a moça, você não. 

Katie disse isso com tanta ternura que Cris logo compreendeu que Mark e sua amiga tinham uma amizade muito profun­da.

- Trecho do Livro "Como Quiseres, Senhor - Série Cris e Ted 02", de Robin Jones Gunn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário