terça-feira, 4 de setembro de 2012

Mensagens Que Falam: Alma Sobrevivente

Às vezes, sinto-me como a pessoa mais liberal no meio dos conservadores e, em outros momentos, o mais conservador entre os liberais.

Os cristãos não são perfeitos, em todos os sentidos, mas eles podem ser pes­soas cheias de vida. É isso o que eles são. Cada um se destaca em seu campo e todos colocam a fé como uma das razões de serem como são.

Só existe uma coisa que me perturba mais do que os pecados do passado: o pecado que não enxergo hoje.

Amamos os homens não porque gostamos deles, nem porque seus mo­dos nos atraem, nem mesmo porque eles possuem algum tipo de fagulha divina. Amamos todos os homens porque Deus os ama. - Martin Luther King Jr.

O pior momento de um ateu é quando ele está realmente grato e não tem a quem agradecer. - Chesterton

A beleza do mundo é o carinhoso sorriso de Cristo para nós, mostrado através da matéria". – Simone Weil

Deus respondeu à pergunta de Jó com mais perguntas, como se dissesse que a verdade da existência está muito além do alcance de nossa compreensão.

Na falta de qualquer outra prova, só o polegar já me convenceria da existência de Deus. - Isaac Newton.

Deus deseja que nos deliciemos com este mundo. Isto não quer necessariamente dizer que precisamos conhecer biologia, botânica ou zoologia para apre­ciarmos a diversidade de vida da natureza. Apenas observe. Lembre-se. Compare. E sempre olhe para Deus com gratidão e adoração por ter colocado você em um lugar tão agradável do universo quanto o planeta Terra.  - Jesse Brand

A questão primordial - por que o Deus da justiça e da compaixão permite que o mal exista? - está atrelada ao problema de como o homem deveria ajudar Deus de modo que a justiça e a com­paixão prevalecessem. - Abraham Heschel.

Escrever é um ato executado na solidão. Sou tentado a chamá-lo um ato psicótico, pois nós, escritores, construímos uma realidade artificial, habitada somente por nós, e que normalmente nos parece mais real que o próprio mundo "lá fora".

Um homem que professa uma lei exterior é como alguém que está diante da luz de uma lanterna pendurada num poste. Há luz em toda a sua volta, mas ele não pode ir a lugar algum. Um homem que professa os ensinos de Cristo é como alguém que carrega uma lanterna diante de si em um poste longo, ou mesmo não tão longo: a luz está adiante dele, sempre iluminando lugares novos e sempre encorajando-o a ir mais além. - Leon Tolstói.

Este Credo é muito simples e aqui está: acreditar que nada é mais belo, profundo, simpáti­co, razoável, varonil e mais perfeito que Cristo (...) Além do mais, se alguém me provasse que Cristo está fora da verdade, preferiria estar com Cristo a permanecer com a verdade. - Dostoievski.

Ame cada folha, cada raio de luz. 
Ame os animais, ame as plantas, ame cada coisa. 
Amando tudo, você perceberá o mistério de Deus em tudo. - Dostoievski.

A mensagem cristã que ganha a maior exposição nos dias atuais no mundo ocidental segue a corrente cultural. Ela oferece o apelo "Deus tem algo de bom guardado para você", e apresenta a promessa de auto-satisfação. A afirmação de Jesus acerca de achar-se quando se perde (Mt 8:35) é convenientemente desprezada. Uma teologia baseada no sucesso pode funcionar razoavelmente bem nos Estados Unidos sim­plesmente porque os recursos da nação são muito grandes. Mas uma teologia desse tipo tem pouco a dizer aos cristãos da China, Indonésia ou Irã, onde a fé cristã implica sofrimento.

Percebi que os cristãos apresentam uma tendência muito grande a ficar irados com aqueles que não são como eles.

Na busca por Deus, muitas pessoas tendem a procurar pelo miraculoso e o so­brenatural. Em vez disso, deveríamos prestar atenção no comum: des­pertar, dormir e, acima de tudo, sonhar; aquilo que lembramos e do que esquecemos, o que nos faz sorrir e chorar, o que nos alegra e o que nos deprime. Deus fala por intermédio dos eventos mais comuns do dia.

Pobreza, dor, luta, angústia, agonia e até mesmo escuridão interior podem continuar a fazer parte de nossa experiência. Tudo isso pode até mesmo ser a maneira de Deus nos purificar. Mas a vida deixa de ser maçante, rancorosa, depressiva ou solitária porque passamos a entender que tudo que acontece faz parte do caminho que trilhamos rumo à casa do Pai. - Henri Nouwen

Vivendo nas casas dos pobres, Nouwen aprendeu que ministramos aos necessitados não apenas para levar Jesus até eles, mas também para encontrar Jesus dentro deles. Jesus disse: "bem-aventurados são os po­bres", e não "bem-aventurados são os que cuidam dos pobres"

É desanimador, do mesmo modo que é decepcionante, sermos nós mesmos - a mesma pessoa, com os mesmos problemas, que aprende e precisa aprender novamente, e mais uma vez, as lições bá­sicas da fé religiosa. - Harold Fickett

Um mos­teiro não foi construído para resolver problemas, mas para que Deus seja louvado ali.

Deus se alegra. Não porque os proble­mas do mundo tenham sido resolvidos, não por causa do fim da dor e do sofrimento humano, nem porque milhares de pessoas se conver­teram e agora estão louvando sua bondade. Não, Deus se regozija porque um de seus filhos que estava perdido foi achado. - Henri Nouwen

Com a ajuda do espinho em meu pé, pulo mais que qualquer pessoa com um pé sadio - Soren Kierkegaard.

- Trechos do livro "Alma Sobrevivente", de Philip Yancey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário