Qual a minha motivação para querer ficar cheio do Espírito? O meu desejo é meramente de interesse próprio, para auto-glorificação e auto-satisfação, ou é para glorificar a Cristo?
Um cristão pode estar procurando sinceramente ficar cheio do Espírito, mas – por ignorância ou de propósito – ter a motivação errada. Alguns querem ter algum tipo de experiência emocional, desejam ficar cheios do Espírito simplesmente para terem uma experiência nova (e mesmo espetacular). Alguns querem sentir algo diferente porque viram outros cristãos que tiveram uma experiência que eles acham que veio do Espírito Santo. Outros procuram a plenitude do Espírito talvez por terem um desejo mal orientado de serem espirituais como os outros, ou até mais. Outros até querem ficar cheios do Espirito porque estão enfrentando um problema específico e acham que podem sair da dificuldade tendo uma experiência com o poder do Espírito. Para abreviar: as pessoas podem querer o poder do Espírito por todo tipo de razões.
É verdade que o Espírito pode realizar algumas destas coisas em nossa vida. Ele pode nos proporcionar ocasionalmente um profundo sentimento emocional da Sua presença, ou nos fazer especialmente felizes, ou ajudar-nos a passar por uma dificuldade problemática. Mas devemos tomar todo o cuidado para não querer Sua plenitude por motivas egoístas. Ele veio para glorificar a Cristo. O Espírito Santo não chama a atenção sobre Si mesmo, mas sobre Cristo.
Outro ponto: uma pessoa cheia do Espirito pode não estar consciente disto. Nenhuma personagem bíblica disse: "Eu estou cheio do Espírito". Outros disseram que eles estavam. Algumas das pessoas mais dedicadas a Deus que eu conheci não estavam conscientes de que estavam cheias do Espírito. Alguém disse que quanto mais perto do céu chegamos, mais conscientes do inferno nos tornamos.
Eu acho que para nós cristãos é perda de tempo procurar poder que não tencionamos usar: poder de oração, sem orar; força para falar de Cristo, sem fazê-lo; poder para ter santidade, sem tentar viver uma vida santa; graça para sofrer, sem querer tomar sobre si a cruz; poder para o serviço, sem servir. Alguém disse: "Deus dá graça de morrer somente aos que estão morrendo."
- Trecho do Livro "O Poder do Espírito Santo", de Billy Graham.
Nenhum comentário:
Postar um comentário