quinta-feira, 7 de junho de 2012

Sob Pressão

A pressão física, real, assemelha-se à pressão da tentação. Você pode "escapar" dela até certo ponto. 

Você acha que um submarino, por ser à prova d'água, pode descer tão fundo quanto deseja? Não pode. Até mesmo os submarinos atômicos construídos com reforço suficiente para atra­vessar o gelo do Pólo Norte possuem um limite de profundidade. Um submarino conhecido como Thresher ultrapassou essa pro­fundidade alguns anos atrás. Quando a pressão ficou muito gran­de, a água do mar triturou seu casco de aço como se o submarino fosse um modelo de plástico. Os pesquisadores encontraram ape­nas fragmentos daquele enorme submarino. O tremendo peso do mar havia esmagado seu casco de aço. Isso é pressão.

E se você quiser ir mais fundo para alcançar o fundo do mar? Há estruturas construídas especialmente para isso. Elas são estritamente para pesquisa — bolas de aço que descem no oceano através de um cabo. Somente um pesquisador cabe dentro delas, protegido pelo pesado revestimento de aço. En­quanto desce, ele espreita por uma placa grossa de vidro, pro­curando nas profundezas do oceano pela vida que pode sobre­viver debaixo de uma pressão dessas.

Ele vê peixes. Você poderia supor que esses peixes, vivendo em tamanha profundidade, tivessem a constituição de um tan­que do exército. Mas não tem. Enquanto o pequeno submari­no tem polegadas de aço para protegê-lo, esses peixes tem pele normal, com uma fração de polegada de grossura. Eles nadam livremente, curiosos, ao redor do escafandro. Às vezes emi­tem luzes de néon. Têm olhos enormes. São os peixes mais exóticos que já se viram. Como podem sobreviver debaixo de tanta pressão? Eles possuem um segredo: uma pressão igual e contrária dentro de si mesmos.

Na vida real, alguns cristãos lidam com a pressão revestindo-se com polegadas de aço. Eles se protegem do mundo exterior e se encurralam em um espaço estreito, tateando na escuridão. Eles estão seguros ali dentro. Mas o tipo de liberda­de de Deus é mais como a do peixe. Mantemos nossa forma não por meio do aço, mas por meio do Espírito de Deus, que nos dá força interior para lidar com cada ponto de pressão em nossa vida.

Romanos 12:2, uma conhecida passagem da Bíblia, diz es­sencialmente isto: "não se deixem comprimir no molde deste mundo, mas sejam transformados pela renovação de suas mentes". A pressão exterior quer fazer que você se amolde — que seja como todo o mundo. O Espírito de Deus contra-ataca a partir do interior, através de sua mente.

- Trecho do Livro "Desventuras da Vida Cristã", de Philip Yancey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário