quinta-feira, 31 de maio de 2012

Mensagens Que Falam: Decepcionado Com Deus

Deus está calado? 
Se Ele está tão interessado em que façamos sua vontade, por que Ele não a revela de uma maneira mais clara?
Deus está escondido? 
Por que Ele simplesmente não se revela visivelmente em algum momento, e cala os céticos de uma vez por todas?
Ele um dia fez isso. E os israelitas são uma grande demonstração de que os sinais só conseguem nos tornar viciados em sinais.

Certa vez, num experimento, o grande cientista Isaac Newton ficou com os olhos fitos na imagem do Sol refletida num espelho. O brilho provocou queimadura na retina, e Newton sofreu cegueira temporária. Mesmo ficando três dias num ambiente com janelas fechadas, ainda assim o ponto brilhante não apagava de sua vista. 

"Empreguei todos os meios para afastar meu pensamento do sol", escreveu, "mas, se eu pen­sasse nele, imediatamente eu o via embora estivesse no escuro." Se tivesse fitado o sol uns poucos minutos mais, Newton poderia ter perdido total e permanentemente a vista. As célu­las nervosas que comandam a visão não conseguem suportar a plena força da luz do Sol.

Se você mal consegue supor­tar a luz de vela, como conseguirá olhar para o Sol? "Quem dentre nós habitará com o fogo devorador?" in­dagou o profeta Isaías. Será possível que, em vez de estarmos frustrados, deveremos estar gratos por Deus estar escondido?

Aprendi a ver além da realidade física deste mundo. Vejo claramente a realidade espiritual. Nossa tendência é pensarmos: "A vida deve ser justa porque Deus é justo". Mas Deus não é a vida. E, se eu confundo Deus com a realidade física da via - ao esperar, por exemplo, constante saúde - então me coloco na posição de ter uma decepção enorme.

A existência de Deus, e até mesmo seu amor por mim, não depende de minha boa saúde. Com toda franqueza, tive mais tempo e oportunidade para desenvolver meu relacionamento com Deus durante esse tempo de limitações físicas do que antes.

Uma famosa frase, criada por Oscar Wilde, talvez apre­sente o melhor epitáfio para Salomão: "Neste mundo existem somente duas tragédias. Uma é não conseguir o que se deseja, e a outra é conseguir." 

Salomão conseguiu tudo o que desejou, especialmente no que diz respeito a símbolos de poder e posi­ção social. Gradualmente foi dependendo menos de Deus e mais das coisas que o cercavam: o maior harém do mundo, uma casa duas vezes maior que o templo, um exército bem abastecido de carruagens, uma economia forte. O progresso pode ter eliminado quaisquer crises de desapontamento com Deus, mas também parece que eliminou totalmente o desejo que Salomão tinha de Deus. Quanto mais apreciava as boas dádivas do mundo, menos ele pensava no Doador.

No coração do universo há um sorriso, uma pulsação de prazer transmitida desde o instante da cria­ção. Todo novo pai que, pela primeira vez, carrega um nenezinho, trazendo-o bem junto à sua pele, sabe o que é isso. E foi esse o sentimento que Deus teve quando exa­minou o que havia feito e declarou que era bom. No início, bem no início, não houve qualquer desapontamento. Somente alegria.

A fé é o melhor meio de os seres humanos expressarem amor para com Deus.

- Trechos do Livro "Decepcionado Com Deus", de Philip Yancey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário