segunda-feira, 12 de março de 2012

Pérolas Colhidas: Dom Quixote de La Mancha

Primeiramente, filho, hás de temer a Deus, porque no temor de Deus está a sabedoria e, sendo sábio, em nada poderás errar. Em segundo lugar, põe os olhos em quem és, procurando conhecer-te a ti mesmo, que é o conhecimento mais difícil que se pode imaginar. (D. Quixote para Sancho)

Pensar que as coisas desta vida há de sempre durar, é escusado; antes parece que anda tudo à roda. À primavera segue-se o verão, ao verão o outono, ao outono o inverno, e ao inverno a primavera; e assim gira e regira o tempo nesta volta contínua. Só a vida humana corre para o seu fim, ligeira, mais do que o tempo, sem esperar o renovar-se, a não ser na outra, que não tem termos que a limitem.  

Do dizer ao fazer vai grande distância. (Duque para Sancho)

A liberdade, Sancho, é um dos dons mais preciosos, que aos homens deram os Céus: não se lhe podem igualar os tesouros que há na Terra, nem os que o mar encobre; pela liberdade, da mesma forma que pela honra, se deve arriscar a vida, e, pelo contrário, o cativeiro é o maior mal que pode acudir aos homens. (D. Quixote)

Entre os pecados que os homens cometem, ainda que afirmam alguns que o maior de todos é a soberba, sustento eu que é a ingratidão, baseando-me no que se costuma dizer, que de mal agradecidos está o Inferno cheio. (D. Quixote para os pastores)

Não há livro tão ruim que não tenha alguma coisa boa. (D. João para D. Jerônimo)

Quando estou a dormir, nem tenho temor nem esperança, nem pena nem glória; e bem haja quem inventou o sono, capa que encobre todos os pensamentos humanos, manjar que tira a fome, água que afugenta a sede, fogo que alenta o frio, frio que mitiga o ardor, e, finalmente, moeda geral com que tudo se compra, balança e peso que iguala o pastor ao rei, e o simples ao discreto. (Sancho Pança para D. Quixote)

O conhecimento da enfermidade, e o querer tomar o enfermo os remédios que o médico receita, são o princípio da saúde. (D. Quixote para o Capitão dos Bandoeiros)

- Trechos do Livro "Dom Quixote de La Mancha", de Miguel de Cervantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário